Google Plus é a nova Rede Social do Google

0

Finalmente o mistério sobre uma possível rede social do Google foi desvendado. Nesta terça-feira (28/6), a empresa anunciou o lançamento de seu novo serviço, o Google Plus (Google+), que será concorrente direto de sites como o Facebook.

Com uma função, chamada de “Círculos”, o Google Plus vai permitir que internautas criem grupos de amigos para compartilhar novidades, assim como já acontece com o Grupos do Facebook. Segundo a empresa, com o recurso chamado “Hangout”, os usuários poderão realizar encontros online com seus círculos de amigos por meio da videoconferência. Além disso, a funcionalidade apelidada de “Sparks” dará ao internauta a possibilidade de compartilhar conteúdos como músicas, fotos e vídeos, a partir de um feed de conteúdos de assuntos pré-selecionados pelo próprio usuário. Basta adicionar assuntos de seu interesse e compartilhar o que quiser com seus grupos.

A princípio, o serviço estará disponível apenas para convidados, mas, em breve, deve ser liberado para o público geral. No entanto, o aplicativo para Android do Google Plus já pode ser baixado e deve chegar também para iOS nos próximos dias. Ainda de acordo com a empresa, o Orkut continua firme e forte, e as 2 redes sociais devem conviver em paralelo.

A Google desenhou o Plus (+), revelou a companhia nesta terça-feira, para unir todos os seus serviços on-line, estabelecendo as bases para uma rede social. Esta, é a maior investida da empresa no setor desde que cofundador Larry Page assumiu o cargo de CEO em abril.

Afirmando que o seu serviço vai além do Facebook, que tem hoje mais de 600 milhões de usuários, a Google está apostando no que diz ser uma melhor abordagem sobre a privacidade do usuário. Um assunto que mexeu com o Facebook e também com a Google ( caso Google Buzz ) no ano passado.

“O problema é que os serviços on-line de hoje transformam amizades em fast food: embrulhando todo mundo com a embalagem ‘amigos'”, diz o texto que apresenta o Google Plus Project, assinado por Vic Gundotra, vice-presidente senior de Engenharia.

+ Circles

O centro do Google Plus são os chamados círculos (Circles, de onde veio a especulação do primeiro nome) de amigos. Os usuários podem organizar seus contatos em diferentes círculos personalizados – os membros da família, os colegas de trabalho ou os amigos da faculdade – e compartilhar fotos, vídeos e outras informações apenas dentro desses grupos menores e mais específicos.

– No mundo on-line há uma ‘share box’ e se você digitar algo não terá idéia de quem vai ter acesso a isso, para que lugar está indo ou como a mensagem vai envergonhá-lo daqui a seis meses – disse o Google vice-Presidente de Gestão de Produtos Bradley Horowitz.

– Para nós, privacidade não são apenas seis painéis de profundidade – acrescentou.

+Sparks

Outro aspecto inovador da nova rede é o mecanismo de compartilhamento “sparks” (faíscas, em inglês) que permite iniciar uma conversa sobre qualquer assunto que sejam de interesse comum de várias pessoas, como carros, eventos, quadrinhos e etc. O sparks exibe um feed de conteúdos atraentes de todas as partes da internet, sobre qualquer assunto que o usuário queira, em mais de 40 idiomas. Basta adicionar seus interesses e o usuário terá sempre algo para ler e compartilhar sobre um determinado assunto.

+Hangout

Um terceiro recurso é o Hangout, que a Google define como um “pare e diga oi, cara a cara”.

Como numa mesa de bar ou na calçada em frente a sua casa, a Google quer que as conferências de vídeo on-line sejam mais divertidas combinando encontros casuais com vídeos ao vivo. Os Hangouts permitem parar a transmissão quando for possível e permanecer on-line com os seus círculos, quando o usuário assim desejar.

Reprodução de tela do Google Plus / Foto: Reprodução+Celular

Para o Android, a Google reservou algumas funções aliadas a GPS, câmeras e mensagens instantâneas logo de início. Os recursos irão identificar o local das chamadas ‘+Local’, permitir a transferência e o compartilhamento de fotos com o ‘+Instant upload’ e o bate-papo em grupo com o ‘+Chat’ .

A partir desta terça-feira, a plataforma Google+ (Google Plus) estará disponível para download na Android Market ( clique aqui ), restando apenas aguardar os convites.

O Orkut não vai acabar, diz a Google

Ainda no texto de apresentação do projeto, Gundotra diz que os usuários do Orkut podem ficar calmos. A Google continuará a trabalhar em aprimoramentos e recursos tanto para a rede social quanto para o projeto Google Plus, “pois ambos são muito importantes para a companhia”, disse o executivo.

Google Plus na íntegra será lançado para um número limitado de usuários em que a empresa está chamando de campo de testes. Apenas os convidados a participar, inicialmente, serão capazes de usar o serviço. A Google não disse quando o Puls estará disponível para todos os usuários.

O Facebook, principal site de rede social do mundo, tem sido criticado por seu controle de privacidade confuso, e introduziu um recurso no ano passado que permite aos usuários criarem pequenos grupos de amigos, com quem desejam compartilhar conteúdos de interesse ao núcleo. Google, Facebook, sem mencionar nomes, disseram que as tentativas de outros serviços de redes sociais de criarem grupos foram esforços que não funcionaram tão bem.

Botão +1 passa a ser global

Meses atrás a Google lançou o botão +1 nos resultados em inglês do motor de buscas google.com. Recentemente, a companhia compartilhou o código do botão com desenvolvedores de toda a web para incluí-lo em seus sites. Como um “curtir” do Facebook, a Google pretende com ele incentivar usuário a recomendar páginas da web para seus contatos.

Na segunda-feira, os botões começaram a aparecer nas páginas de busca realizadas fora dos Estados Unidos. Começando pelos sites google.com.br, google.co.uk e google.fr.

Na central do webmaster Google, o botão +1 já está disponível em 44 idiomas ( veja aqui ). É possível escolher entre diferentes tamanhos e estilos do botão, que melhor se encaixa no layout dos sites.

A iniciativa deve ajudar a sites se destacarem exibindo recomendações de amigos no momento em que o usuário procura por um terminado conteúdo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA