Mostra Infantojuvenil de Dança

0

As escolas no palco

Estudantes de 3 a 16 anos que integram os grupos da rede pública da Capital participam de encontro, que começa hoje

Alunos de creches, núcleos de educação infantil, escolas e entidades atendidas pela Prefeitura de Florianópolis participam da Mostra Infantojuvenil de Dança, que começa hoje. O evento é voltado exclusivamente a crianças e adolescentes da rede pública da Capital, na faixa etária de 3 a 16 anos.

A programação começa hoje, às 14h, com o Studio de Dança do Instituto Estadual de Educação (IEE), e amanhã, no mesmo horário, por bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

A mostra de Dança é uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Durante dois dias, serão apresentadas 59 coreografias abrangendo dança contemporânea, clássica, dança de rua e de salão, entre outras modalidades. Haverá ainda um dia dedicado para oficina educativa. As atividades visam divulgar e valorizar a dança como forma de expressão e arte-educação.

A iniciativa pretende ainda ampliar o acesso, aproximando a rede educacional pública do ambiente teatral e das artes, além de estimular a formação de plateia. Também visa incentivar a pesquisa em relação à linguagem corporal, fomentando o intercâmbio entre alunos, professores, bailarinos e coreógrafos.

Programação com atividades para profissionais da área

Hoje, a programação da mostra contempla 25 apresentações, com abertura feita pelo Studio de Dança do Instituto Estadual de Educação, grupo convidado que vai apresentar Harpias, coreografia inspirada nas criaturas aladas da mitologia grega. Coordenado pelos coreógrafos Eugênio Gidali e Juliana Figueiredo, o grupo de dança do IEE participou este ano da mostra paralela do Festival de Dança de Joinville, o maior evento do gênero no Brasil.

Para os profissionais interessados em aprimorar a experiência artística na linguagem, a programação oferece a oficina gratuita Contato e Improvisação – A Dança da Percepção, que será realizada na sexta-feira, na Casa da Memória/FCFFC.

A atividade será ministrada pela coreógrafa e professora de dança, Ana Alonso Krischke, integrante do grupo do Projeto Entrando em Contato, que faz parte da grade de Oficinas de Arte-Educação nas Comunidades promovida pela FCFFC.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here