A arena da Red Bull BC One está de volta em 2011 para colocar os 16 melhores B-Boys do mundo num palco onde se encontrará mais um campeão. Depois de Nova Iorque e Tóquio em 2009 e 2010, este é o ano em que a Red Bull BC One será apresentada em São Petersburgo, na Rússia. Mas até assegurar um lugar na final de 26 de Novembro, todos os b-boys terão ainda um longo caminho para percorrer.

Pela primeira vez desde que a Red Bull BC One foi criada em 2004, com um primeiro evento na Suíça que antecipou edições na Alemanha, Brasil, África do Sul, França, Estados Unidos e Japão, em 2011 o restrito círculo abre-se a novos e até agora desconhecidos talentos. Até aqui, os 16 guerreiros que lutavam pelo cinturão de campeão eram seleccionados por um painel de especialistas: escolhia-se skill, mas também reputação, atitude, força, coragem. O resultado foi sempre a nomeação de um círculo restrito de 16 reconhecidos b-boys, a nata da comunidade internacional de breakdance.

bboy_neguin_2011Desta vez o mecanismo promete ser diferente: há Neguin, claro, o campeão brasileiro sagrado o ano passado em Tóquio – e a quem é dada a possibilidade de defender o título em São Petersburgo; depois há 10 nomes escolhidos entre os mais destacados representantes da comunidade internacional de b-boys. Os cinco lugares restantes serão apurados em cinco Qualifiers que terão lugar em Salvador da Baía, no Brasil, Chicago, nos Estados Unidos, Istambul, na Turquia, Taipei, em Taiwan, e Barcelona, Espanha.

Red Bull BC One – Qualificação Barcelona

Estas qualificações são já o culminar de várias cyphers um percurso para muitos b-boys até aqui desconhecidos que foram participando em desafios de crescente dificuldade em cyphers organizadas em 27 países espalhados por todo o globo.

Até Barcelona viajarão os portugueses Lagaet e Bruce da Momentum Crew, dois prodígios do b-boying nacional, dois exemplos extremos de garra, skill, atitude e respeito pela cultura que os viu nascer e que procurarão levar a bandeira das quinas até à cidade dos czars. Um novo reinado poderá começar em São Petersburgo. Mas para isso haverá que superar a dura prova de qualificação em Barcelona.

O incrível anfiteatro ao ar livre o Teatre Grec é o palco escolhido para acolher a qualificação de Barcelona que irá eleger um dos cinco lugares ainda disponíveis para a final da Red Bull BC One em Novembro próximo. Aí, no próximo dia 3 de Julho, Lagaet e Bruce terão que defrontar talento ibérico, mas não só. Ao todo vão ser representantes de 9 países Europeus que em Barcelona procurarão um lugar na final. Só um o conseguirá.

O B-boying é parte integrante da cultura Hip Hop. Nasceu no Bronx nos anos 70 e afirmou-se como um dos quatro pilares dessa cultura ao lado do DJ, do MC e do Writer de graffiti. Os movimentos fluidos dos b-boys são desafiadores da gravidade, são beleza pura em movimento, uma forma de afirmação e de expressão que nasceu nas ruas mas conquistou respeito em todo o mundo. No próximo dia 3 de Julho, para um dos 16 b-boys a concurso, o sonho de São Petersburgo ficará mais perto. Porque na Red Bull BC One só há mesmo lugar para os melhores guerreiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here