O Grupo União Dança de Rua da Unesc participará, pela quinta vez, do 28º Festival de Dança de Joinville, nas modalidades Palcos Abertos e Encontro das Ruas, neste sábado e domingo (24 e 25/7). Palco Aberto é o momento que a dança é levada para o público onde ele estiver, em diferentes locais da cidade, como empresas, praças, centros comerciais e outros. Nestes locais, o grupo de Criciúma apresentará nova coreografia intitulada “Heróis de Fogo”, desenvolvida a partir de uma batalha oriental mitológica. Encontro das Ruas envolve o universo Hip Hop. A linguagem própria e o estilo livre serão abordados em oficinas, competições, debates e apresentações. O professor e coreógrafo Maxwell Sandeer Flor participará na modalidade “Locking Individual”. Os bailarinos Luiz Fernado de Aguiar e Maikon da Rosa participarão na modalidade “Breaking”. As performances serão realizadas no Colégio Estadual Professor Germano Timm.

Histórico
Criado em 1999, o Grupo União Dança de Rua da Unesc é formado por 18 bailarinos. Desses, cinco são formados, nove são acadêmicos da universidade e quatro são da comunidade em geral. Em sua trajetória, passaram 68 bailarinos. Daqueles integrantes, 32 conseguiram conquistar um diploma na Unesc, em cursos como Educação Física, Pedagogia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Administração.

Nesta trajetória cultural, o grupo já participou quatro vezes do Festival de Dança de Joinville: em 1999, na Mostra Competitiva; em 2003, com Palco Alternativo; e em 2008 e 2009, no Encontro das Ruas. O grupo é vinculado ao Setor Arte e Cultura. Seu objetivo é proporcionar aos bailarinos melhor qualidade de vida artístico-cultural, edificando um grupo de dança na universidade. O projeto é gratuito para participantes da comunidade externa. Os acadêmicos participantes recebem percentual de bolsa cultural.

Categoria sênior
O grupo de dança da Multiplicando Talentos, que tem como coreógrafa a estudante da 8ª fase da licenciatura em Educação Física da Unesc, Paula Gregório Gonçalves, também estará participando do Festival. Único grupo de Dança de Rua da categoria Sênior a representar a região, estará competindo nesta quinta-feira (22/7).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade do Extremo Sul Catarinense

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here