Acontece entre os dias 18 e 22 de maio, no Teatro Tobias Barreto, a V Semana Sergipana de Dança. O evento tem o objetivo de apresentar a produção das companhias de dança do Estado ao público sergipano, abrangendo os mais variados gêneros, desde o folclore à dança de rua, passando pelas quadrilhas juninas e balé clássico. Assim como no Festival de Teatro Sergipano, o acesso às apresentações é gratuito.

A maratona cultural é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do projeto ‘Sergipe em Cena’, e pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro, Sindicato dos Artistas de Sergipe (Sated-SE), Confederação Brasileira da Dança em Sergipe (CBDD-SE), Banco do Nordeste, Sesc, Senac e Fundação Aperipê.

A Semana Sergipana de Dança chega à quinta edição com o status de maior evento do gênero no Estado. É durante a programação que muitos artistas dessa área têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos ao público em no principal espaço cênico de Sergipe, o Teatro Tobias Barreto (TTB). Com isso, a Secult e seus parceiros democratizam o acesso da população à arte, incentiva os grupos existentes e estimula o surgimento de novos.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o evento dialoga com a política cultural de Sergipe. “Estamos trabalhando, junto ao Banese e demais parceiros, para que o evento ganhe uma maior projeção na edição 2011. Nossos objetivos com a Semana de Dança são os mesmos que norteiam a política da nossa gestão: democratização do acesso da população à cultura e formação de público para a arte produzida no Estado”, argumenta a gestora.

Programação acadêmica

A coordenação da Semana Sergipana de Dança também foca na capacitação dos artistas que participam do evento. A programação acadêmica é composta por quatro oficinas práticas que ocorrerão antes, durante e após a sua realização, e serão ministradas por companhias que fazem parte do Fórum Unificado.

O cronograma das oficinas obedece a seguinte ordem: ‘Dança Popular Libanesa’, no dia 1º de maio; ‘Som e Movimento’, no dia 15 de maio; ‘Brincando com o corpo’, em 29 de maio; e ‘Texto Corporal’, no dia 05 de junho. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia de cada oficina respeitando o limite de 30 vagas por turma.

Os municípios de Moita Bonita e Estância também estão no roteiro da V Semana Sergipana de Dança. Nos dias 19 e 20, respectivamente, as cidades receberão a ‘Aula aberta de dança’, ministrada pela Confederação Brasileira de Dança em Sergipe (CBDD-SE).

Homenagem

A edição 2011 da Semana Sergipana de Dança presta uma homenagem à coreógrafa e mais nova integrante do Conselho Estadual de Cultura, Lu Spinelli, pelos 40 anos de dedicação à arte. Lu é propulsora da dança moderna e contemporânea em Sergipe e idealizadora da primeira companhia de dança cênica de Sergipe, a Studium Danças, fundada em 1971.

1 COMENTÁRIO

  1. muito massa bom isto mesmo mais ai poderia ter uma divulgação mais forte pq quase niguem sabe que existe essas apresentações digo por esperiencia por que sou bboy tenho uma crew sou o responsavel mora aqui em aracaju mesmo sou conhecido como bboy Sitineta da RSD Crew e agente representa o estado em varios campeonatos e poderiamos aproveita proximo ano vcs com o pessoal da nação Hip hop brasil e fazer uma campeonato muito grande tambem de braek aqui no estado podendo trazer grande jurados no dia 11:05:2012 fui campeão numa batalha de braek no teatro do centro de criatividade e foi muito bom mais poderia vcs se juntar e fazer um melhor ainda ai pensa neste caso ai porque proximo ano tem mais semana municipal do Hip Hop e a RSD crew represento…muito obrigado a vcs …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here