Passos de Break Dance e seus criadores

1

A Dança Breaking (Bboying) é uma dança muito rica e complexa com conter tantos passos inseridos em sua execução, o Break Dance possibilita uma invenção de movimentos ilimitados, pois devido ao grande número de movimentos criados nos últimos anos e também a grande possibilidade de fazer combinações com os movimentos já existentes.

Hoje trago a todos vocês, leitores do Dança de Rua.net, uma lista dos nomes de passos e seus respectivos criadores, criadores esses que contribuirão gradualmente para a expansão da Dança Breaking no mundo inteiro. Espero que todos gostem e que aprendam um pouco mais sobre a cultura Bboying.

1 – Head Spin (Giro de Cabeça) – Uma volta… “SWANE” do grupo ZULU KINGS foi o primeiro a usar o giro de cabeça no estilo B-Boying.
2 – Chair Freezes – este freeze foi inventado por “ROB” também do ZULU KINGS.
3 – CC Long Footwork (6 step ) – esse footwork realizado em seis passos foi inventado por “SPY” do grupo Crazy Comanders.
4 – 4 step – O footwork “Four Step” (quatro passos) também foi inventado por “SPY” do Crazy Comanders.
5 – Swipe (corte) – Inventado por “SPY” do Crazy Comanders.
6 – Baby Bridges (ponte) – Primeiramente usado no B-Boying por Spy do Crazy Comanders.
7 – Chair Freezes – feitos de um lado para o outro – feito primeiramente por “BOS” e “SPY”.
8 – Track (Floor) – conhecida como “Hélice” no Brasil, foi criado por “TRACK 2”.
9– Primeira versão do Back Spin (Giro de Costas) – criado por “JOJO”.
10 – Segunda inovação do Back Spin (Giro de Costas) – “Mongo”.
11 – Terceira inovação do Back Spin (Giro de Costas) – “CRAZY LEGS” da Rock Steady Crew.
12 – Melhor B-Boy pra montagem de Tricks and Combos– “MONGO”.
13 – Primeira versão do Giro de Mão (chamado 1990’s ou nineties nos EUA) – “TRACK 2” foi o primeiro a usar uma pirueta em quanto fazia a parada de mão enquanto dançava B-Boying.
14- Segunda Versão do Giro de Mão (1990’s ou nineties nos EUA) – “Crazy Legs da Rock Steady Crew” fez esse giro com uma rotatividade muito grande, ou seja girando muito (Spinning).
15 – Hand Glide (escorregão de mão) – primeiramente feito por “Weeble Rock”.
16- Windmills ou Contínuos (conhecido como MOINHO DE VENTO no Brasil) – Foi criado por “CRAZY LEGS” enquanto fazia um Backspin (giro de costas) e começou a desenvolvê-lo a partir daí.
17 – Tap Head Spin (Giro de Cabeça Contínuo) – criado por “KID FREEZE”.
18 – Air Tracks – conhecido no Brasil como LOKO, Criado por “KID FREEZE”, é a Hélice (track), mas sem tocar os pés no chão.
19 – Halos – no Brasil é conhecido como “Pião Japonês”, também criado por KID FREEZE, parece uma mistura entre o LOKO e o Giro de Cabeça.
20- Ninja Freeze – criado por “ICEY ICE” do Dinamic Force, Magic Force e NYC Breakers, é um freeze feito ao sair do moinho, fazendo-se um movimento aéreo e aterrissando na pose de Ninja.
21 – Head Glides – criado por “ICEY ICE” e ou “WAVY LEGS do Dynamic Rockers”, o Head Glide é um escorregão de cabeça, feito com as pernas pra cima parecendo um compasso, difere do giro de cabeça pelo fato de as pernas ficarem abertas no head glide e fechadas no head spin.
22– Axle (também conhecido como Star Track ou Air Flare) – acredita-se que o primeiro a usar este movimento na Dança B-Boying foi “FREDDIE FRESH” no começo da década de 80.
23 – Plank Freeze – é um freeze inventado por “KEN SWIFT” da Rock Steady Crew.
24 – Spyderman Footwork – é o chamado footwork “Homem Aranha” criado por Mr. Wiggles da Rock Steady crew e atualmente membro do Electric Boogaloos.
25 – Air Baby – Freeze inventado por Ken Swift da RSC.
26 – Swirl (redemoinho) – inventado por Sir Swift, É um giro com os dois cotovelos.
27 – Transição do Moinho de vento (Continuous ou windmill) para o Giro de mão (1900’s) – o primeiro a mudar do moinho para o giro de mão foi “B-BOY GERMAN” do Bronx em Nova York.
28 – Wrist 90’s – é a parada de mão com uma mão só com a parte de trás da mão (o pulso). Mas sem girar, Ken Swift criou esse conceito.
29 – Wrist 90’s girando – “BOY GERMAN” foi o primeiro a fazer o giro de mão com o pulso (parte de trás da mão).
30 – Primeiro B-Boy a incorporar Flares no B-Boying – BBOY GERMAN.
31 – Elbow Slide – é um escorregão (slide) com o cotovelo, criado por Ken Swift.
32 – Double Leg Sweeps – conhecido como “Esquadro” no Brasil, usado primeiramente por POW WOW do Soul Sonic Force.
33 – Elbow Spin – giro de cotovelo, criado por Kid Freeze.
34 – Bouncin CE CE’s – criado por Ken Swift e Mr Wiggles.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here