Existem várias competições internacionais de dança Breaking. A maioria destas batalhas têm torneios regionais qualificativos, ou seja, para o vencedor de cada torneio qualificativo uma vaga no internacional.

Battle of the Year (BOTY)

Foi iniciada na Alemanha em 1990. Dedica-se exclusivamente a competição de crews de breaking. Existem diversas competições regionais da BOTY que levam a final do campeonato internacional, que acontece sempre em Braunschweig, na Alemanha. A BOTY foi tema do filme Planet B-Boy, um documentário que conta o treinamento de cinco equipes para o torneio de 2005.

B-Boy Summit

É uma conferência internacional de quatro dias criada no ano de 1994 em San Diego, Califórnia. A conferência inclui competições de breakdance, painéis de grafite, e um mercado. A diferença entre a B-Boy Summit – além de que esta é realizada em uma cimeira – e as outras é que a Summit coloca bastante ênfase na cultura e história do hip hop, nos b-boys e b-girls, e na compreensão sobre como tudo se originou. Por este motivo, a conferência reúne também rappers, DJs e promessas do grafite.

UK BBoy Championships

Foi iniciada em 1996 em Londres, Reino Unido. São quatro títulos de campeonatos mundiais: crews de breaking, b-boy solo, dançarino de popping solo, e locking 2 contra 2. Ao contrário do que o nome pode indicar, a competição é internacional. Ela leva este nome pois a final é sempre realizada no Reino Unido.

Freestyle Session

É uma competição dos Estados Unidos de crews de b-boys iniciada em 1997. Embora não seja anunciado no nome da sessão, ela também abriga concursos de popping e locking.

The Notorious IBE

É uma competição internacional de breaking criada em 1998 na Holanda. A IBE não é uma competição tradicional, porque não há fases nem juízes. Em vez disso, há eventos calendarizados que acontecem em arenas formadas por grandes ciphers circulares.

United Dance Organization: World Street Dance Championships

é uma competição de dança hip hop realizada no Reino Unido. As pessoas competem em solo, duplas, quartetos ou times. A UDO também é a anfitriã de European Street Dance Championships e do USA Street Dance Championships.

Juste Debout

É uma competição de dança de rua realizada anualmente em Paris, França. As competições de dança incluem popping, hip hop new style, locking, house e experimental. A breakdance não é tida como o foco principal, ao contrário do que acontece na maioria das competições internacionais. Não há troféus no concurso. A Juste Debout publica uma revista livre sobre a dança hip hop bimestralmente.

Hip Hop International: World Hip Hop Dance Championships

É uma competição de dança hip hop localizada nos EUA, onde competem crews e b-boys solo.Para os grupos, existem três divisões por idade: júnior (7–12), colegial e adulto. Para o concurso de 2009 foram reunidos 120 equipes de 30 países diferentes.

Red Bull BC One

Reúne os 16 melhores b-boys de todo o mundo que são escolhidos por um painel internacional de especialistas. Foi criada em 2004 pela Red Bull e como a Freestyle Session, se hospeda cada ano em um país diferente.

R-16 Korea

É uma competição de breakdance realizada na Coreia do Sul e criada em 2007 pelos asiáticos-americanos Charlie Shin e John Jay Chon. Como a BOTY e a Red Bull BC One, a R16 reúne os dezesseis melhores b-boys do mundo. O que o diferencia de outras competições de dança hip hop é que a R16 é patrocinada pelo governo da Coreia do Sul e é transmitida ao vivo para vários países da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here