Bboy Muximbinha vence batalha do Circo Voador

0

B-boys levam ginga brasileira para disputa nacional de break dance na Lapa.
Competição contou com a presença dos 16 melhores dançarinos do país.

O dançarino Muxibinha, do Distrito Federal, sobreviveu a quatro batalhas e foi o grande vencedor do concurso de break no Circo Voador, na noite de quinta (24), na Lapa, no Centro do Rio.

O break dance é um estilo de dança que surgiu nos Estados Unidos na década de 70. No Brasil, ganhou uma nova roupagem. Os novos passos, bem brasileiros, já são usados por competidores no mundo inteiro. Por enquanto, as meninas não disputam o campeonato, mas elas compareceram em peso ao evento.

Os 16 melhores b-boys do país, como são chamados os dançarinos de break, desafiaram a gravidade com manobras difíceis ao som do hip hop. O evento contou ainda com uma apresentação do bailarino Carlinhos de Jesus e do Mc Marechal.
Reconhecimento internacional

De acordo com os organizadores, os b-boys brasileiros são conhecidos no exterior pela influência da capoeira e dos ritmos nacionais nos seus movimentos. Alguns já representaram o país no mundial individual de break dance.

“Lá fora eles comentam que nunca terão condições de dançar com o nosso estilo. É a ginga natural do brasileiro, que traz mais explosão e uma dança diferente. Isso é ainda mais nítido nos b-boys que correm atrás das influências culturais do nosso país”, analisa Pelezinho, um dos competidores.

Na primeira fase da competição, os 16 b-boys se enfrentaram em oito batalhas. Em cada disputa apenas dois dançarinos por vez tiveram a chance de mostrar suas habilidades.

Veja o vídeo ao lado

O melhor carioca da competição foi Doug, que surpreendeu chegando até as semifinais.

Com uma pitada de ginga brasileira, dançarinos do break dance, dança de rua típica americana, misturaram samba e a arte da capoeiria. Representantes de oito estados participaram da competição.

“É o primeiro campeonato desse nível aqui no Rio, com gente muito boa e de todo Brasil”, diz Leandro Skillo, que se preparou com dedicação para a disputa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here