Dia Internacional da Dança no Santa Roza

0

Uma programação especial será desenvolvida a partir desta quarta-feira (28), no Teatro Santa Roza, para lembrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril: a Mostra de Talentos em Dança, que acontece até a próxima sexta-feira (30) com exposições, oficinas e espetáculos, proporcionando momentos de aperfeiçoamento para bailarinos e de entretenimento e lazer às pessoas que se interessam pela arte da dança. Duas mostras, uma competitiva e outra profissional, são os destaques da programação.

As atividades já começaram nesta terça-feira (27), com o início de três workshops: ‘Metodologia para professores de Baby Class – Método Royal’, ministrado por André Silva (SP); ‘Dança Contemporânea’, por Joyce Barbosa (PB), e ‘Sapateado’, Alessandra Melo (SP). O workshop acontece de 27 a 29 de abril, no Teatro Santa Roza.

A Mostra de Talentos em Dança terá uma abertura simbólica nesta quarta-feira, às 19h30, com a bailarina, coreógrafa e professora da Escola de Dança do Teatro Santa Roza, Denilce Regina, homenageada do evento. Antes, às 18h, no hall do Teatro, terão início as exposições sobre a vida e a arte de Denilce e de artigos de dança. A partir das 19h, serão apresentados três espetáculos com coreografia da homenageada: ‘As Cangaceiras’, ‘Mulher Rendeira’ e ‘Frevança’.

O presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Maurício Burity, fará a abertura oficial da mostra na quinta-feira (29), Dia Internacional da Dança, às 19h, com a presença de vários nomes de destaque da cultura paraibana. Após o pronunciamento, será lançado o informativo ‘Parahyba na Dança’, seguido por vários espetáculos de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Dança de Salão, Balé Popular, Dança Flamenca, Dança de Rua e Dança do Ventre. As apresentações serão intercaladas pela entrega da premiação aos três primeiros lugares da Mostra de Talento.

A Mostra de Talentos, que será realizada no primeiro dia do evento, é específica para academias, escolas de dança e turmas iniciantes. Os três premiados receberão medalhas e brindes e ficam selecionados para participar, como convidados especiais, da Mostra Criatividade em Dança Porta do Sol, que vai acontecer em agosto deste ano. O classificado em 1º lugar participará da Mostra Estadual de Teatro e Dança da Funesc. Já a Mostra Profissional, que acontece nesta quarta-feira, não é competitiva e reúne 14 companhias de danças profissionais e atuantes em toda Paraíba.

Na sexta-feira (30), último dia do evento, a programação será desenvolvida pela manhã. Às 09h00 haverá um debate sobre o periódico “Parahyba na Dança”, com divulgação dos eventos dentro da Paraíba. Em seguida, será realizada uma Mesa Redonda, que terá a coordenadora de Dança da Funesc, Lilia Farias, como mediadora.

A professora, bailarina e coreógrafa Rita Spinelli vai falar sobre ‘Conferência Nacional de Dança’, e o coordenador do Núcleo de Balé Popular da UFPB, Maurício Germano, sobre ‘Movimento de Dança na Paraíba’. O tema ‘Formação Acadêmica’ ficará a cargo do coreógrafo Guilherme Schulze, do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. O presidente da SATED-PB, Ermany Cruz, vai explicar o funcionamento da entidade. A Mesa Redonda será encerrada pela coreógrafa Denilce Regina, que vai abordar ‘A importância da Competitividade em Festivais de Dança’.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here