Muita animação e visuais cheios de estilo. Assim foi a noite em que alunos da rede municipal de ensino (Reme) puderam mostrar seu talento através da dança de rua. Com iniciativa de um projeto da própria Reme, as aulas de dança de rua nas escolas funcionam como um incentivo aos alunos. A mostra de dança escolar aconteceu nesta sexta-feira, 12 de novembro, durante o MS Street Dance Fest, que está sendo realizado pelo grupo Funk-Se e trouxe alunos de quatro escolas: Arlindo Lima, João de Paula, José Valentim e Etalívio Pereira Martins.

Entre os participantes, Ellen Akemi Sumida, de onze anos, já mostra todo seu interesse pela dança. “O pessoal aqui do grupo já treina há uma média de dois anos. Eu gosto muito e não quero parar”, afirma a jovem. O grupo do qual Ellen faz parte foi ao palco com onze participantes e mostrou o que aprenderam e ensaiaram desde o começo de 2010.

A professora responsável pelo grupo, Katiuscia Saffar, relata que está no projeto há cinco anos e nas escolas em que trabalha atende em torno de 200 alunos. Ela fala do interesse que a dança desperta nos jovens. “É interessante ver a interação dos colegas no grupo. Os alunos passam a entender o funcionamento da dança, do estilo, e começam a trazer novidades para as aulas. Eles sabem que não é só o professor que pode inovar, os alunos também sugerem passos”, explica.

A importância de levar atividades culturais como a dança não se concentra apenas no fato de que os jovens envolvidos se afastam de caminhos ruins, como explica o líder do grupo Funk-Se, Edson Clair, mas também a dança é uma ligação com a escola. “Em toda escola surgem grupos de dança, seja de axé, pagode, street ou qualquer outro ritmo. Isso deve ser valorizado porque o aluno que dança se interessa mais pela própria escola e pelo estudo”, considera.

Entre os alunos que foram ao festival para mostrar o que aprenderam, percebe-se que a dança ajuda também na auto-estima. A estudante Suyanne Baez, de 15 anos, fala da animação e da expectativa de participar do evento. “Nós estamos ensaiando o ano todo. Agora o que queremos é mostrar pra todo mundo e não apenas em nossa escola”, conclui.

MS Street

O MS Street Dance Fest 2010 é realizado pelo grupo Funk-se, com incentivo do Fundo de Investimentos Culturais do MS (FIC), Fundação de Cultura de MS (FCMS), Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) e Governo do Estado, e conta com a participação de grupos de sete estados brasileiros. O patrocínio é da Prefeitura de Campo Grande e da FUNDAC; e tem ainda o apoio cultural da Faz Publicidade e Tuca Transportes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here