Em comemoração ao mês da Consciência Negra (novembro), Cuiabá, Rondonópolis, Nova Mutum e Poconé, receberão uma série de atividades através do evento Intervenções Artísticas no Mato. As ações já tiveram início, porém se intensificam a partir do dia 8 de outubro de 2010. Agregando um grande número de parceiros, o evento pretende levar ao grande público a cultura afro-brasileira, rompendo muitos dos preconceitos e estereótipos presentes no dia-a-dia em prol da manutenção, alto estima, valorização dos costumes e também, discutir mecanismo de aplicação da Lei 10.639/2003.

.Segundo a Lei, os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, obrigatoriamente devem incluir o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no seu currículo escolar, sendo que o conteúdo programático deve incluir  entre outros temas a  cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

“As intervenções Intervenções Urbanas no Mato, são formas de socializar essas informações, através de atividades gratuitas em diferentes municípios do Estado. É uma forma de contribuir para a quebra de estigmas e preconceitos, para a valorização da cultura afro,  com ações de formação do despertar da Consciência para que seja pauta diária e não apenas lembrada  de forma pontual no dia 20 de novembro por toda sociedade”, analisa a produtora cultural Elaine Santos, uma das organizadoras do evento.

A partir do dia 8 de outubro, Nova Mutum sediará oficinas como Percussão, dança afro, documentário e penteados Afro.  Em Nova Mutum acontece ainda, uma das seletivas do Festival Dekebra, que reúne todos os anos b.boys, dançarinos, coreógrafos, profissionais da dança de rua, militantes da cultura Hip Hop de todo o Brasil para participarem da Batalha de Break dance. Rondonópolis e Sapezal recebem  as  oficinas de tecnologias sociais oferecidas pelo Instituto Mandala.

Em novembro, ponto alto do evento, Cuiabá recebe Intervenção de Grafitt  e apresentação de Dança de Rua na Praça da República. Essa ação também será uma homenagem ao dia da Cultura.  Além dessas atividades a capital sedia o Festival Dekebra, o Circuito Kizumba, que levará para as principais casas noturnas e bares, vários estilos musicais vindos da música negra, o Ritmo de Tambores que acontece desde 2008 no largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário – São Benedito, a Mostra de Cinema Negro e o Prêmio Personalidade Negra João Candido.

Em Nova Mutum acontecem oficina de Contação de histórias, batizado de capoeira, oficina de Elaboração de Projetos, oficina de dança de rua  e Oficinas do Instituto Mandala O auge dos trabalhos neste município será mostra de cultural, com muita música, artes visuais e artesanato. Em Poconé, acontecerá a TradicionalFesta  da Comunidade Quilombola de Chumbo, organizada pelo SEBRAE  MT.

O Intervenções urbanas no mato é uma realização dos Institutos Mandala e Maloca, produção de Terra do Sol Empreendimentos Culturais. Conta também com a parceria do Instituto Mão Amiga, AMPARU, Comunidade Terapêutica Vida Serena, SEBRAE, Cia de Teatro e Dança Afro Ayolwua e MIN, MUV Cia de Dança. Apoiam a iniciativa o Fundo Estadual de Fomento Cultura, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here