Veja como é marcada a grande presença do Ministério da Cultura nos projetos, programas que preservam as relações sóciais na temática afro-brasileira.

Presença negra

A secretaria municipal da Cultura de Cuiabá e o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá Lázaro Papazian (MISC), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação da UFMT, programaram para o período de 05 de outubro a 05 de novembro a Mostra “Para não esquecermos: a presença negra em Mato Grosso”, cuja abertura acontece hoje, às 20h. Constam da programação exposições e mostras de vídeos contemplando a temática afro-brasileira.

Brasil Break Dance

A CUFA (Central Única das Favelas) criou o Bradan – Brasil Break Dance, um campeonato nacional de dança de rua, para incluir e desenvolver socialmente a comunidade. A ideia é que, por meio da dança, esses jovens possam expressar suas manifestações culturais e sociais, além de estimular a cadeia produtiva da dança. Em Mato Grosso, a grande “disputa” será no dia 10 de outubro em Rondonópolis. No dia 30 de outubro será a grande final brasileira em Cuiabá. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (66) 9661-1331 e também no Blog do Bradan MT http://bradanmt.wordpress.com.

Escolinha do prof. Raimundo

A Globo Marcas, em parceria com a Som Livre, lançou o DVD da turma da “Escolinha do Professor Raimundo”, que divertiu os telespectadores em 1991. Os episódios, que foram ao ar até fevereiro de 1992, estão distribuídos em dois discos com seis horas de pura diversão. Como extra, há o especial “Chico & Amigos”, que foi exibido em dezembro de 2009.

Mergulho contemporâneo

Amanhã é o primeiro dia da oficina mergulho contemporâneo com o diretor Luis Marchetti. Na oficina que acontece nos dias 06, 20 e 27 de outubro das 19h às 22h ele apresenta práticas contemporâneas de diversos artistas de multimeios; características em comum de artistas plásticos, fotógrafos, escultores, videomakers e performers que pesquisam em suas disciplinas a invenção de uma expressão contemporânea, sempre realizando o questionamento: A prática da arte atual implica na criação de uma obra contemporânea?

Mais negro

A partir do dia 8 de outubro, Nova Mutum sediará oficinas como Percussão, dança afro, documentário e penteados Afro. Em Nova Mutum acontece ainda, uma das seletivas do Festival Dekebra, que reúne todos os anos b.boys, dançarinos, coreógrafos, profissionais da dança de rua, militantes da cultura Hip Hop de todo o Brasil para participarem da Batalha de Break dance. Rondonópolis e Sapezal recebem as oficinas de tecnologias sociais oferecidas pelo Instituto Mandala. O mês da consciência negra chegou mais cedo. Mais informações pelo telefone:(065) 30253115.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here