O grupo de hip hop Mano Robson, foi fundado em 24/09/2005,por Mano Robson, membro fundador do grupo de rap Tiroteio Verbal da cidade de Codó Maranhão, grupo o qual foi integrante de setembro de 2003 até Março de 2005. Nascido em São Paulo,no bairro do Itaim Paulista,zona leste de São Paulo, Mano Robson,desde pequeno já ouvia rap, filho único de um casal nordestino e negro, Mano Robson teve uma infância solitária, não entendia também o porque de tanta violência a sua volta,, amante do futebol até os dias de hoje Mano Robson, aos 11 anos de idade, jogava na escolinha de futebol moleque travesso localizada no próprio Itaim. Mano Robson,sonhava em ser um grande jogador de futebol,mais o destino o reservava outras surpresas, aos 12 anos de idade, foi morar no nordeste com sua familia,o motivo o qual os pais de Robson resolveram se mudar,era a grande violência,a qual talvez o próprio Mano Robson poderia se envolver um dia.
Inicio da trajetóriaNo ano de 2003,Mano Robson inicia sua trajetora dentro do rap na cidade de codó,onde muitos já ouviam rap,o dom de escrever surgiu,da solidão,revolta por não conseguir ser uma pessoa feliz dentro da sua própria familia, fez com que Mano Robson, aprendesse a se expressar da sua maneira, sem nunca se importa com que os outros iriam falar.
AdolescênciaEnvolvido em várias confusões na adolescência,em bailes, nas ruas, mais logo viu que aquele não era, o seu caminho a seguir na vida. Timidez A discriminação por parte da sociedade codoense era tanta,que Robson não tinha coragem de cantar,subir num palco e mostrar ao que realmente veio,até que um dia conheceu três parceiros,que curtiam muito rap,e um dia resolveram formar um grupo,que ,mais tarde se chamaria Tiroteio Verbal,formado por Mano Robson,Mano V,S,Renegado e Chinha. Mano Robson no periodo que ainda não cantava,sempre era motivado por um grande amigo,chamado Jairo, parceiro do mesmo time em que Robson jogava, o Guarani da Trizidela.
Grupo Tiroteio VerbalO grupo fez muito sucesso na cidade de Codó, relatando os problemas do dia–a– dia,Mano Robson e os seus companheiros passavam com extrema sinceridade toda a revolta e solução,para o fim dos problemas que todo aquele povo,que Robson aprendeu a amar até mais do que muita gente que nasceu naquela terra sofrida,caracterizada por manter viva as raizes da mãe áfrica,cultivando até hoje terreiros. Conhecida mundialmente como a terra da macumba,Codó também é a terra dos sem espectativas de uma melhor vida,assim também pensava Mano Robson,logo quando o grupo pouco a pouco foi se desfazendo,por conta da dificil situação de cobrança por parte da familia dos integrantes do grupo Tiroteio Verbal. Mano Robson em Teresina No ano de 2005, Mano Robson,foi convidado para participar do Centro de Referência da Cultura Hip-Hop, para participar das aulas do curso de serigráfia, Mano Robson ficaria lá por apenas quatro meses, nesse periodo Mano Robson, também participaria de um curso de Software Livre,o qual se identificou muito e como já tinha uma pequena experiência com informática, se destacou entre os participantes do curso, e recebeu o convite para ministrar aulas de informática dentro em telecentro dentro do próprio Centro de Referência da Cultura HipHop. Aos poucos Mano Robson foi fazendo vários amigos na capital piauiense, apartir dai Mano Robson não era só do rap mais,e sim do movimento hip-hop, como um todo, passou a ler mais,e estudar mais informática.
Shows de Mano RobsonMano Robson continuou a sua trajetória como compositor e rapper, subindo em diversos palcos e participando de muitos shows, como no 1º Festival de Dança de Rua (2004) Em São Luis Maranhão, Show do Facção Central – Direto do Campo de Exterminio (2005) fazendo uma participação especial com o grupo Flagrante, Natal Normal (2005) com Dj Negralha da banda carioca (O Rappa),Piaui Pop (2005 e 2006) maior evento da música Piauiense,Quilombo Vive (2005),Teia Cultural (2006) no Ibirapuera – SP, Boca da Noite (2006) espaço reservado a músicos Piauiense,Pré Lançamento do Cd do grupo de rap A Irmandade,1º Festival Hip-Hop Atitude (2007) na cidade de Parnaiba, Além de fazer participações especiais em diversas bandas como FullReggae (Teresina – Piaui), Karranca (Parnaíba – Piaui), Aclive (Teresina – Piaui), Rock Moreira (Teresina – Piaui) e Cabesativa (Parnaíba – Piaui).
Planos para o futuro Criar, seu filho ou filha ainda não definido no exame de ultrasonográfia, dando todo o carinho e atenção que uma criança merece, gravar um cd até o mês de janeiro de 2008, e continuar trabalhando enquanto houver saúde e Deus permitir.
Contato: (86) 8844 3771
Para ouvir:
COMPARTILHAR
Artigo anteriorTsunami All Stars
Próximo artigoApresentação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here