Projeto Parceiro do RJ

1

A Praça da Figueira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é o palco escolhido por um grupo de jovens da região mostrar um pouco da cultura hip hop. Munidos de carro com potentes caixas de som, eles jogam um tapete emborrachado no chão e mostram seus passos de dança para quem estiver na praça.

“A iniciativa já vem de algum tempo para divulgar a cultura hip hop aqui no Rio de Janeiro, porque é mais conhecido em São Paulo. Então a gente quer divulgar mais aqui no Rio de Janeiro, mais na Baixada”, diz Diego, mais conhecido como “DJ”, que faz parte do grupo ABC Crew há cerca de três anos.

Segundo ele, a praça é o melhor lugar para fazer essa divulgação, já que reúne pessoas de várias gerações. “Crianças, adolescentes, idosos, adultos. É um foco maior, é o melhor lugar para divulgar o nosso trabalho. Um local a céu aberto, onde todo mundo gosta, todo mundo curte. Porque não adianta a gente treinar, treinar e guardar pra gente. A intenção é treinar e divulgar, puxar mais pessoas para aprender”, explica o Bboy, como é chamado o dançarino de hip hop.

Diego “DJ” garante que não tem idade para começar a aprender a cultura hip hop. “Não tem idade. Tendo força de vontade, querendo aprender e gostando é o que importa. É isso aí, é só querer aprender”.

Mas para o estudante Franklin Rodrigues Alves da Silva, que acompanhava a apresentação do grupo na praça, não é tão facil assim. “É complicado pra ‘caraca’, pra aprender é difícil demais. Facinho pra quem sabe já, né não?”.

Os moradores curtem a festa na praça. “Acho muito bacana. Sinceramente acho que dá um valor para a cultura da rapaziada, da juventude aqui da área”, elogia o militar Carlos Eduardo da Silva Bastos.

Projeto Parceiro do RJ
Dezesseis jovens foram selecionados para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em oito duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de oito regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem mostrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.

Mais de 2.200 pessoas se inscreveram no projeto. Destes, os escolhidos vão mostrar o cotidiano de Copacabana, Tijuca, Campo Grande, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here