Na nossa serie especial sobre as bases e fundamentos da dança breaking, hoje trago à todos algumas bases de footwork para enriquecer cada vez mais sua dança. O nome das bases estão descritas por seus respectivos nomes, você poderá seguir uma discipinha de treino para no decorrer de seus treinos possa-se alcançar um grande grau de conhecimento no footwork.

footwork_bboyEssas bases foram encontradas no blog do amigo Clayton Freestyle, e estão bem descritas e bem explicadas, por enquanto, estão só as descrições mais em breve postarei um tutorial para cada base. Bom, espero que tenha ajudado. Confira a seguir as bases de footwork:

CC Long: Atualmente conhecido como 6 step (six step), que é um nome que a Rock Steady Crew atribuiu a esse estilo de Footwork que leva 6 passos pra completar uma volta.

4 STEP (four step): Footwork que leva 4 passos pra completar um volta.
Boyoing Um estilo “impostor” de Footwork feito pelos B-Boys do meio da década de 70. É mais feito por Frosty Freeze da Rock Steady Crew.

ELBO Rock: Footwork usando os cotovelos ao invés das mãos.
The Russian (o russo): Estilo de footwork baseado na dança russa que se dança agachado chutando o ar, mas aqui ele é feito com um movimento de um lado para o outro e com as mãos tocando o solo entre cada oscilação. È mais feito por Ken Swift, Wicket, Flo Master, Crazy Legs.

Knee Rock: Estilo de footwork do final dos anos 70 que usa os joelhos ao invés dos pés como forma de enfeite (especialmente o 6 step e o 4 step).

3 Step Baby Swipe: Estilo de footwork feito em 3 passos, porém com cada um deles marcados de maneira forte, como um corte, uma pancada. Criado entre o fim da década de 70 e o começo da década de 80. Feito mais por Ken Swift (seria o footwork rock steady).

Double Leg Kicks: Footwork feito imitando o movimento de Sammy Davi JR que no meio de seu estilo de footwork chutava o ar, pra cima com as duas pernas simultaneamente enquanto trocava de uma mão para a outra (chutar as duas pernas e ficar com uma mão no chão).

Spyder Style: (Não deve ser confundido com o movimento no qual se traz as duas pernas por cima dos ombros). O estilo Spyder (aranha) era feito no fim dos anos 70. É um estilo no qual você fica em 4 apoios com o corpo de frente para o solo e faz-se um movimento que dá um “efeito de aranha”(usualmente feito como um estilo de transição entre dois estilos diferentes de footwork). Mais feito por Mr Wiggles, B-Boy Steve(LV), Floor Rock.

Cork Spin: O cork Spin (giro rolha) é um movimento feito em parafuso para cima durante o footwork.

Sweep Swipes: Footwork feito fazendo golpes como se estivéssemos varrendo, criado por Icey Ice.

Criss Cross Shuffle (pisoteio cruzado Criss): Feito como um famoso movimento vertical Disco, onde você está fazendo um CC Long e depois continuando a rotação do footwork você “criss cross” seus pés… feito por Baby Love (no filme Beat Street).

Front Sweep Back Sweep: Inovado por POW WOW do Soul sonic Force, combinando um “front sweep” (pisoteio de frente) de um só pé com o outro pé “marcando” o solo durante o footwork.

Back Rock: Estilo de Footwork feito com as costas.
Power Footwork: Estilo criado por Icey Ice no começo dos anos 80 que pega o Footwork básico (CC Style) e lhe dá uma impressão de poder para preparação de um Power Move.

Traveling Footwork: Um estilo que viaja, se desloca, sobre o solo sobre os braços e as pernas (4 apoios) com o corpo virado pra cima dando o efeito de um caranguejo, siri, ou seja, indo para o lado rastejando primeiro com as pernas e depois com as mãos.

Spyderman Footwork (footwork homem aranha): Estilo criado por Mr Wiggles e inspirado numa cominação de Crazy Legs. Ele involve o movimento de uma aranha (não o estilo) colocar suas mãos abaixo de suas pernas e por dentro enquanto se faz o footwork dando o efeito de um Looping Style.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here