Documentário sobre Power moves – é ou não dança?

17

Olá bboys e bgirls leitores do Dança de rua.com.

Hoje trago à todos vocês um grande debate que está em alta nos últimos dias. Trata-se de discussões sobre a verdadeira identidade dos Power Moves. A questão que está em discussão é: Power moves é ou não dança? A grande discussão gera em torno de dois vídeos fundamentados na história da dança e algumas opiniões de precursores da dança. O primeiro vídeo, destaca em seu conteúdo uma pequena parte do documentário The Freshest Kids: A History of the B-Boy que foi dirigido por Israel lançado em outubro de 2002, que os Powermoves não é dança,  Ele documenta o desenvolvimento do Breaking e da cultura Hip Hop desde seu surgimento, em meados da década de 1970 e baseado na opinião exposta do vídeo editor do vídeo, deu ao vídeo o título polêmico Power move não é Dança e logo abaixo na descrição, o mesmo afirma e fundamenta sua opinião da seguinte forma: power move não e dança! isso segundo as palavras dos fundadores, contra fatos não existem argumentos, tudo bem pra voçe que gosta só de fazer power move, mas se quiser ser mesmo b.boy vai aprender a dançar primeiro, que power move e só complemento de uma coisa que,por si só ja e bela,então volto a repetir power move não e dança!

Assista ao vídeo

O segundo vídeo, trata-se de uma resposta totalmente fundamentada produzida pelo Bboy Alemão que fala um pouco sobre a história da Dança Breaking e faz uma ressalta de como os power moves entram na dança. Vale a pena conferi e ouvi os dois lados.

Para complementar a discussão, considere ler os artigos:

[pluslist]

[/pluslist]

Opinião

Particularmente, não poderia de expressar minha opinião, sendo eu um amador do mundo dos power moves. Sobre essa grande discussão sobre os Powermoves tenho em vista que os Power moves, fizeram, fazem e sempre serão parte da dança. Acredito que o grande erro de muitos é achar que os powermoves por si só é dança, no entanto, como conhecemos, Power moves como Flare, Air Flare, moinho de vento e outros também são executados tanto na capoeira como na ginástica olímpica e não são considerados como dança. A questão é de que forma eles são executados. É bastante visível que se um indivíduo qualquer chegar a executar um Flare sem que o mesmo venha utilizar nenhum tipo de critério que venha considerá-lo como dança, o power move será apenas um movimento, logo, se o mesmo chegasse a executar o mesmo movimento seguido de rítmo juntamente com fundamento da dança, esse mesmo flare pode sim ser considerado dança.

bboy_kill_powermoves flare
Bboy Kill executando o flare.

Vendo também a afirmação do vídeo acima, posso dizer que o mesmo, afirma que grandes nomes da dança, erra em executar Power moves em sua dança. Deixo abaixo alguns nomes que fizeram e fazem revolução na dança com seus belos Power moves:

  • Cico
  • Lil G
  • Punisher
  • Kaku
  • Neguin
  • Kokada
  • Guinho
  • Careca
  • Pocket, etc.

Será que todos esses nomes citados acima não podem ser considerados bboys somente pelo fato dos mesmos executarem Power moves em suas sets?

Sua Opinião é importante

Nosso objetivo aqui não é denegri a imagem de ninguém, nem mesmo fazer falsos levantamentos que venham confundi as pessoas que ainda não conhecem alguns conceitos. Nosso principal objetivo é estimular as pessoas a explorar seus conhecimentos e conhecer cada vez mais como se como se dar o processo de evolução da dança nos últimos anos. Gostaríamos de saber sua opinião sobre o assunto, todavia, os comentários que sejam abusivos e que venham desrespeitar outra pessoa que tenha opinião contrária não terá o comentário aprovado.

COMPARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Desculpe respeito a nova Geração!
    Porém em nenhum aspecto do Video do The fresh, eles disseram que o Powermovie é uma Dança, e sim um Movimento dentro da Dança! o Powermovie foi um Buraco Negro que surgiu no Inicio da década de 90 pelas antigas Gangues Européias como a Enemy Squad, Out of Control e The Family, Eu que já dançava nessa época Lembro bem disso, O Objetivo do Power Movie éra apenas como complemento entre os Giros e nas entradas e saidas para o Footwork. Más com o passar dos Anos para alguns o Power movie se tornou
    pura Obsessão! os Fundamentos Originais foram esquecidos e a Demonstração Bionica do Powermovie foi ficando cada vez mais Eficiente!
    Hoje quem cai na Paixão pelo Powermovie muitas vezes não respeita a Velha Escola. Eles acreditam que girar de costas, fazer Footworks é coisa do passado (Coisa de Velhos que não sabiam Dançar) sei que a dança precisava Evoluir, porém será que o Powermovie Evoluiu tudo? Inclusive a mente de todos? ja pratiquei muito Powermovie durante a minha época, porém as bases fundamentais da Dança (que não era o Powermovie) essas eu sempre carreguei na minha vida! Isso por que eu respeitava a velha escola naquela época e continuo respeitando até hoje! pergunta pro LIL LEP,ACTION,POWERFULL PEXTER da Lendaria NEW YORK CITY BREAKERS (Beat Street) e Saberão a Opinião deles!
    Reafirmando o respeito que tenho pela nova Geração porém com Old School, saliento o Porwermonvie não é e nunca será uma Dança e Sim apenas um MOVIMENTO DENTRO DA PRÓPRIA DANÇA!

    OLD SCHOOL Cris
    Ex Guetto Freak!

    • Parabéns Cris.. tenho ate um vídeo seu da época falando disso. e esses famosos de hoje rsss.. nem tinham nascido rss.. parabéns pela explicacao

  2. neguin não é powermover,ele é flyer e footwork….os unicos powermoves que eu o vi fazer até hoje são o headspin,flare,e air flare…nada mais…

  3. Sou um admirador do break e sempre que posso vejo muito video de bboys e acho muiiiito massa os cara que fazem esse montes de agrobacias (com todo respeito) e passos e na minha opinião eu acho que o powermovie eh uma coisa que embeleza o break, e esses caras que dizem que eh só um idiota que aprendeu girar nas costas ele tá e com inveja por não saber fazer esses passos.

    falow

  4. IMAGINE PESSOAL O BREAK DANCE MUNDIAL SEM POWERMOVES, IMAGINE QUE ELES NÃO EXISTISSEM , POSSO GARANTIR QUE O BREAK SERIA UM VERDADEIRA PORCARIA, O CARA CHEGARIA DARIA UM PASSINHO PRA CADA LADO UMA FREEZADINHA E TODOS PREFERIRIAM IR PRO CINEMA DO QUE PERDER SEU TEMPO INDO NUM CAMPIONATO. FAÇA UM STILE E DEPOIS UM POWERMOVE E PERGUNTE A QUALQUER UM OQUE FOI MELHOR, O POWER É A BELEZA DA DANÇA. SE O BREAK NÃO TIVESE POWER JA TERIA MORRIDO COMO DANÇA E EU COM TODO CERTEZA ESTARIA MUITO LONGE “FAR AWAY”!!!!

  5. POR SER BBOY ACHO QUE DEVERIA ACABAR COM O PRECONCEITO TIPO SÓ PORQUE EU DANÇO E NAW MANDO POWER MUVE E ASSIM VIRSE E VERSO, MAS NA MINHA OPINIAO SIM ACHO QUE O PAWER MUVE SEJA UM COMPLEMENTO DA DANÇA

  6. Na minha opnião o break é uma dança livre… seja fazendo mortal fazendo um 6 tempos ou um freeze com uma entrada mais dificil..
    O fundamento do break na minha opnião é dançar no ritmo não é verdade?
    Se o cara salta no ritmo, faz seus powermoves no ritmo faz foot work no ritmo e freeza no beat… ELE ESTÁ DANÇANDO BREAK PORRA… FALAR QUE MOINHO DE VENTO GIRO DE CABEÇA NÃO É DANÇA É BALÉLA DE BBOY QUE NÃO CONSEGUE FAZER POWER… lancem seus movimentos e me mostrem um único campeonato FUDIDO … com premiação e reconhecimento QUE NÃO TENHA UM POWER um bboy TRICKS… Um saltador como o Neguim QUE DANÇA NO RITMO E SALTA RODA DE CABEÇA FAZ A PORRA TODA…pra mim powermove é dança e quem não gostou da minha opnião cai pra roda

  7. Pra mim a pessoa q escolhe se vai manda power,foot,ou um tricks combo e do seu gosto mas e bom complementa entao o cico,pocket,kill,lil g,punish,sonek nao e bboy entao power e dança

  8. Power move não é dança – assim como os ginasta e os praticante de bmx modalidade flatland – que faz o mesm so q com a bike – power move é so uma variação – não tem ritmo nenhum de dança

  9. Na minha opinião sempre houve preconceito de ambas as partes: dos b boys que mandam power moves e dos b boys que mandam style. Sabem o que falta na nossa area ?Klaylton Fernando já tinha a resposta, quando dizia ou diz “Bboy não pode se limitar em apenas movimentos. Conhecimento é fundamental.” Quando ele diz movimento não está se referindo apenas a power moves. Em suma a união do conhecimento à dança é a melhor opção

    • Ótimo posicionamento Daniel.
      De fato, se nos militarmos apenas em movimentos, certamente tanto a cultura como a dança morrerão.
      Penso que mesmo muitos powerheads, praticam apenas powermoves não pelo fato de não conhecerem a dança como um todo, mas sim porque simplesmente gostam de powermoves. Por outro lado, muito styles, não praticam só a “dança” pelo fato de não conseguirem fazer move, mas sim por gostarem do seu próprio estilo, dando assim mais ênfase no que gostam de fazer.
      Particularmente, opto por uma moderação, uso tanto fundaments como powermoves em minhas sets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here