Após ter praticado esporte, dança, malhação ou qualquer outro tido de atividade por algum tempo, mas devido vários motivos ter levado você há dar um tempo ou mesmo desistir, no entanto, depois de alguns meses você pretende voltar aos treinos, mas não tem coragem, confira agora nossas dicas e incentivos para você criar vergonha e começar a bater osso no treino.

O desafio de voltar aos treinos depois de um longo período parado é uma dificuldade que qualquer atleta enfrenta diariamente, seja em qual for à modalidade. Referindo-se a dança Breaking, acredito que essa dificuldade seja mais expressiva, uma vez que a dança Breaking é um conjunto de acrobacias, técnicas de dança envolvendo os mais variados estilos de dança já criados, muita coordenação motora, flexibilidade, força, etc exigidas na prática dessa dança. Enfim, são muitas dificuldade encontradas quando desejamos retornar a nossa rotina de treino, a mais comum entre todas muitas vezes é o desânimo pelo fato de não termos mais a mesma disposição que antes. Quando nos deparamos com a nossa imprecisão nos movimentos, essa barreira torna-se ainda mais irredutível. É nessa hora que entra o incentivo por parte da sua crew, parceiros e familiares.

De volta aos treinos

[pullquote_left]O bom seria que todos nós tivéssemos a oportunidade de ter tempo suficiente para conciliar todas as atividades.[/pullquote_left]

Durante um longo período de tempo estive distante dos treinos devido muitas atividades do dia-a-dia; universidade, trabalho, igreja, etc. Bom, não é só a falta de tempo que faz com que muitos bboys/bgirls deem uma pausa em seus treinos, muitas vezes, temos tempo suficiente para o treino, no entanto, o cansaço adquirido de atividades anteriores, fazem com que nós reservamos o tempo restante para o descanso. Frequentemente vejo relato de amigos afirmando os motivos dos quais contribuíram para o encerramento de suas atividades na crew foi a sobrecarga adquirida em suas atividades rotineiras.




A falta de tempo e local para treinar, falta de apoio e patati-patatá são os principais fatores responsáveis pelo abandono dos treinos, algumas vezes, uma das causas são problemas de saúde o mesmo a ausência de incentivo por parte da família e amigo. Muitos acabam desistindo e, com o passar do tempo, tendem a querer voltar, no entanto, não têm a mesma disposição, muito menos incentivo, daí permanecem só assistindo aos seus vídeos antigos e campeonatos nacionais e internacionais. Isto é fato!

A grande verdade é que por mais que esta pessoa tente desistir da dança, a dança não desiste dela. Mesmo que não estejamos treinando ativamente, sempre aparece aquele desejo repentino de querer treinar ou aproveitar um beat qualquer. Muitas vezes você só precisa de um empurrão ou um convite da galera.  É nessa hora que você deve aproveitar o impulso e ir com toda vontade matar a secura. Dançar até o dia amanhecer!

[box_info]Este tópico fiz exclusivamente para alertar você que está parado e sempre que ver qualquer session em qualquer lugar, dar aquela vontade de dançar, isso já aconteceu comigo, eu larguei tudo e fui dançar… foi uma parada muito louca. Faça o mesmo, e prove que a dança corre em suas veias.[/box_info]

Algumas dicas para você que está sem treinar

A realidade de muitos bboys do Brasil – creio também que seja de outros países – é basicamente a falta de local de treino, essa falta corrobora o porquê de está sem treinar. Então, se você quer voltar aos treinos, o local de treinos é o que menos importa. você pode ir à sala de sua casa, ou mesmo no seu quarto e começar a treinar,

[box_dark]Lembre-se do exemplo do Klésio. Ele teve que treinar durante muito tempo escondido de seus pais e mesmo assim, isso não o impediu que ele treinasse em seu próprio quarto durante um bom tempo.[/box_dark]

Se você que ter ânimo, o principal responsável por esse ânimo é você mesmo. Portanto, acredite, tenha forças e evite as pessoas que te colocam pra baixo, busque conversar sobre o assunto com pessoas que o incentivem, carreguem para treino.

Faça de seu treino uma prioridade

É verdade que em tudo que nos dispomos a fazer, devemos dar o nosso máximo. No Breaking dar o máximo não é uma opção, mas sim uma forma de você se auto desafiar, romper seus próprios limites. Sobretudo, para você romper esse limite, é preciso muita dedicação e disciplina.

Organize o seu tempo dando prioridade aos seus treinos e tarefas primordiais, tais como, trabalho e estudo. Acorde mais cedo e faça os pormenores. Você verá que no fim da tarde terás tempo de sobra para treinar o suficiente.

Idade não é sinônimo de velhice

[pullquote_right]As pessoas que alegam estão velhas demais para dançar (tendo apenas 30 anos), deviam ver o grande Bboy Fera dançando. Fera está na cena Bboying a mais de 40 anos![/pullquote_right]

Eu tenho amigos que alegam que pararam de dançar porque já estão velhos demais pra “essas coisas”. Acredito que tal afirmação seja coisa de preguiçoso. Pois vejo que com o passar dos anos é que devemos dar mais ênfase em nossos treinos. Mantendo sempre nossa vitalidade e disposição, uma vez que paramos, o corpo torna-se frágil e como sabemos: dançar é saúde.

Pra você que se sente velho demais para treinar e caso você já esteja mesmo chegando aos 90, não fique triste, você começar ficar à vontade no seu treino, você pode fazer alongamentos leves e aproveitar um bom beat com apenas top rock e um footwork de leve.

Não se arrisque

Agora que você está disposto a treinar logo depois de terminar o artigo e compartilhar para seus amigos que estão parados, certifique-se de ver alguns cuidados que você deve ter ao voltar aos treinos.

bboy suicide
Bboy Julio Almeida executando o um suicide com toda maestria.

[box_warning]Se você esteve sem treinar durante muito treino e agora pretende voltar com tudo? Tenha cuidado! Volte devagar, não comece logo com uma sequência de saltos com um drop para um Flare em seguida um scorpion pra fechar a session. Acredite, você pode ter um treco[/box_warning]

Acontece que seu corpo desacostumou com as atividades que você desenvolvia antes, é necessário que ele passe por um período de adaptação. Então comece aos poucos e vá aumentando gradativamente o nível de seus treinos.

Até a próxima e bons treinos.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here