O Moinho de vento é um powermove do breakdancing que combina técnicas de ginástica e dança de rua ao estilo urbano. Inventado por Crazy Legs da Rock Steady Crew de Nova York, o Moinho tornou-se um movimento básico para os bboys, e é a base para técnicas mais difíceis.
Windmill ou Moinho de vento, como é popularmente conhecido no Brasil, é um Power Move muito conhecido entre os bboys e até mesmo bgirls, isso por ser um power move muito fácil e que não exige tanto esforça físico e tanta técnica assim como o Flare e Air Flare.

Sobre o vídeo aula

A Nossa serie de tutoriais Como Dançar Break tem sido totalmente desenvolvida pelo nosso instrutor Mano Mion, que vem criando vídeos aulas de grande qualidade em um ordem específica para facilitar seu aprendizado, no entanto, neste capítulo 15 o tutorial desenvolvido é tratando-se sobre o Moinho de vento, como nos vídeos aulas anteriores já tínhamos tratados dos fundamentos básicos do bboy, hoje nós passaremos para um outro nível que inclui o elemento Power Move, que são os saltos e giros, portanto, veja as dicas com bastante atenção para que você tenha um bom êxito.

Como todos os tutoriais disponíveis em nosso site são selecionados exclusivamente para lhes proporcionar maior facilidade para você aprender de forma adequada a dança breaking, no vídeo aula de hoje não será diferente, o mesmo aborda todos os passos para você aprender de forma correta e fácil o Windmill. O vídeo aula moinho de vento segue os mesmo critérios que os outros vídeos aulas anteriores; boa qualidade, idioma português e atende todas as exigência eliminando todas dúvidas mais comuns para todos que ainda não conhecem as técnicas de breaking.

Antes de tentar um moinho de vento real, é preciso conceituar o que os movimentos parecem sem força.

  1. Deite-se de frente com a sua propagação pernas. Arch suas costas e levantar as pernas até atrás de você como você pode.
  2. Simultaneamente roll em seu ombro esquerdo e levante a perna direita o mais alto possível, de modo que você termine a seu lado com a perna direita diretamente no ar e sua perna esquerda paralela, mas não tocando o chão.
  3. Swing sua perna esquerda em sua direita como você rolar para trás, assim que você termina de costas com as pernas e sua propagação, tanto no ar.
  4. Simultaneamente rolar para o lado direito, levantando a perna esquerda no ar o mais alto possível, e sua perna direita paralela ao chão.
  5. Swing sua perna direita em sua esquerda como você rolar na sua frente, terminando com as pernas levantadas atrás de você, tanto quanto possível.

Uma vez que você praticou esses movimentos básicos, você está pronto para tentar Windmills completo. As indicações abaixo são para a realização Windmills sentido anti-horário.

  1. Ajoelhado no chão, plante seu cotovelo esquerdo firmemente em seu estômago e segure o braço direito um pé na frente de seu rosto. Lean em frente, colocando suas mãos no chão e manter seu cotovelo em seu estômago, para que seu peso é distribuído principalmente em seu antebraço esquerdo. Estique os joelhos e afaste as pernas para fora e para trás. Esta é a posição de instalação.
  2. Mantendo as mãos no chão, levante a perna esquerda, tanto quanto é possível atrás de você e dobrar o joelho esquerdo. Seu rosto deve ser empurrada para baixo, perto do chão.
  3. Chute a perna direita para cima e para a direita tão duro como você pode, então o seu swing perna esquerda paralela ao chão com a perna direita. Como sua perna esquerda está balançando, empurrar o chão com as mãos e rolar sobre seu ombro esquerdo. O impulso das pernas continuará a puxar-lhe por cima do ombro e em sua parte superior das costas. Ligeiramente dobra seu queixo em seu peito durante este movimento.
  4. Com os braços ainda em suas posições originais e as pernas no ar, balanço a perna direita tão duro como você pode, em seu lado esquerdo, girando o tronco de seu superior de volta ao seu ombro direito. Swing suas mãos para a direita com a aproximação do solo, preparando-se para plantar seu cotovelo esquerdo de volta para o seu estômago como você continuar a girar.
  5. Como as pernas continuam a balançar, rodar a partir de seu ombro para as mãos. Você deve terminar em uma pose semelhante à posição de instalação, com as pernas levantadas no ar atrás de você e sua cabeça perto de tocar o chão .. Empurre fora do chão tão duro como você pode de modo que seu corpo mais baixo é levantada tão alto no ar possível. Swing sua perna esquerda com a direita, e gire o tronco de suas mãos, para o seu ombro, e em sua parte superior das costas.
  6. Continue girando o peso de seus braços, ao ombro esquerdo, a parte superior das costas, ao ombro direito, para os braços, balançando as pernas alternadamente em cada instituição. No seu balanço as pernas, swing-los cada vez mais difícil, por isso que você ganha ímpeto e aumentar a velocidade.

Confira outras dicas para aperfeiçoar

Existe diversos meios de você treinar e evoluir rápido nos movimentos, muitos deles dependem muito de sua habilidade inata e outros de alguns critérios com relação a sua forma de treino e algumas adaptações necessárias no decorrer de seus treinos, conheça dicas com as melhores técnicas para você melhorar no aprendizada deste powermove e de outros mais, confira;

  1. Dicas para melhorar o Moinho de vento;
  2. Como treinar power move;
  3. Como se tornar um Powerhead.
  4. Dicas para ganhar força e resistência física;

Após ter aprendido o Moinho de vento, confira dicas para ajudá-lo aperfeiçoar o moinho de vento em diversos aspectos, envolvendo agilidade, abertura, velocidade, veja:

A relação com outros Power Moves

Diferente de muitos spin moves, o moinho tem uma grande relação com o Flare, no meio dos power moves pode ser considerado um dos mais fáceis de fazer transições para outros power moves, com já foi citado anteriormente, uma das transições mais fáceis é Flare e moinho, vice-versa. Confira nosso vídeo aula acompanhado de dicas para você aprender também a forma correta para fazer Flare e Moinho de Vento.

Tutorial Moinho de VEnto com o Bboy Cico

Nesse vídeo você aprenderá as bases para fazer o moinho de vento muito fácil. Todas as dicas são de um dos melhores Power heads do Mundo, o famoso Bboy Cico.

50 COMENTÁRIOS

  1. Varia de 1 a 2 Meses, levando em conta que isso depende muito da dedicação e de alguns fatores que contribuem, como alongamento, agilidade e preparo físico.

  2. Mano… para você passar para a segunda volta, num tem muito segredo não, a não ser muito treino, seguindo sempre as dicas do Tuturial, sendo que você tem que tem um bom preparo físico, como força e um dos mais importantes… muito alongamento!!! Seguindo essas dicas em breve você conseguirá fazer muitas voltas tranquilo!!Fica na Paz e Bons Treinos!!

  3. As pernas devem esta sempre bem abertas, se você encolhe-las no momento da passagem para as costas ou em qualquer outra passagem certamente ou os pés ou o seu quadril vai bater no chão.o que aconselho é que você fique sempre com as pernas bem alongadas!!Fica na Paz e Bons Treinos!

  4. po muito bom estava comentendo muitos erros no moinho eu quebrava errado e caia arrastando no chão mas agora vou treinar como vc fez no video valew t +

  5. vey meu problema e quando tou de costa para o chao eu n sei passa as pernas e o corpo para frente prescisa voltar a base inicial e tem quem encosta alguma parte do rosto no chao sou canhoto

    • No começo não é indicado, pois será mais fácil para você se machucar.
      Sugiro que você comece a treinar com peso só depois de ter dominado e esteja treinando só pra ganhar resistência. Nesse caso é mais indicado para treinar o Flare!

  6. Hm cara eu estou com um erro e nao estou conseguindo arrumar que e quando eu vou para a 2ª volta meu joelho bate no chao e raspa entao machuca um pouco. Alguem pode dar uma dica?

  7. Hm cara eu estou com um erro e nao estou conseguindo arrumar que e quando eu vou para a 2ª volta meu joelho bate no chao e raspa entao machuca um pouco. Alguem pode dar uma dica? Agradeço ^^

    • É muito comum que no começo você machuque o joelho ou o quadril, no entanto, existem algumas dicas que posso reforçar para evitar acidentes indesejáveis. Possivelmente, você não está mantendo suas pernas abertas o suficiente ou sem uma estabilidade na hora de passar para segunda volta; a dica que lhe dou é que ao executar a primeira volta, tente manter as pernas firmes para que ela não venha dobrar, pode fazer sem medo, afinal de contas, o objetivo é fazer com as pernas bem abertas mesmo. Mantenha suas pernas em forma de V, no momento que você cair nas costas, traga suas pernas para frente do rosto, ao colocar a base para a segunda volta, vire seu rosto imediatamente para o lado no qual esteja girando. Dessa forma, ao passa para segunda volta, não dará tempo do joelho bater no chão. Também é importante ressaltar que a todo momento você tem que chutar com a perna correspondente ao lado que você gira, dando assim, mas velocidade ao movimento.
      Espero ter ajudado. Um forte abraço, bom fim de semana e bons treinos.

      • Hm Vlww. Mas tem uma coisa, eu nao consigo abrir a perna muito e ela fica dobrada mesmo quando eu forço para que ela fique reta. Qual alongamento eu posso fazer para que minha perna fique mais flexivel e isso tambem poderia ajudar no meu flare que esta meio dobrado

  8. Cara muito bom os videos , mas estou com dificuldade em acertar o braço que fica apoiado no corpo , sou meio grande tenho 1,86 e um pouco pesado mas me aguento um pouco

    tu recomenda alguma coisa?

  9. Cara muito bom os videos , mas estou com dificuldade em acertar o braço que fica apoiado no corpo , sou meio grande tenho 1,86 e um pouco pesado mas me aguento um pouco

    tu recomenda alguma coisa?

  10. pq qando mando o moinho qando vou encaixar dinovo aa minha perna esqerda (a qi eu ñ chuto) pega e bate no chão……………….preciso saber pq numm to consiguindo manda a segunda volta d jeito nem um

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here