Conceitos do Freestyle

0
6837
Freestyle (estilo livre)
Originado em meados da década de 80 na chamada Golden Age (Era de Ouro), o Hip Hop New Style e House Dance em Nova York e Los Angeles, e o Electro Dance em torno de 2000 na França. Tal nome se deve ao fato de esse estilo/modalidade de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou Street Dance. Embora alguns desses estilos originalmente evoluído separadamente, a maioria delas hoje são associados com a cena hip hop, como eles compartilham muitos elementos de dança de rua.

O Freestyle trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em Videoclipes de música Rap, R&B e Pop (filme Honey de 2003). Não é dançada somente no acento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais e instrumentais da música.

Street Dance ganhou vários termos genéricos (Street Jazz), usados para “tentar” descrever o estilo de dança que se desenvolveu fora dos estúdios de dança em espaços do quotidiano, tais como ruas, pátios de escolas e boates. Elas são muitas vezes de improviso e de natureza social, incentivando a interação e contato com os espectadores e os outros dançarinos.

Hoje

Mais recentemente, novos estilos de dança de rua emergentes estão sendo inspirados pelo hip hop e sua música. O Krumping, por exemplo, tem seu foco em batalhas com movimentos altamente energéticos, é um exemplo de um estilo que só recentemente tornou-se conhecido publicamente. Também é comum ver algumas características da dança de rua serem misturadas com outras formas mais tradicionais de dança, a criação de estilos como o hip hop lírico, uma versão mais fluida interpretativa da dança hip hop, jazz e street. Esses estilos são, geralmente, mais centrados na coreografia e performance e menos na improvisação e batalha, e nem sempre são consideradas danças de rua pura, apesar de uma alternativa popular para os estilos mais tradicionais e clássicos do estúdio de dança.

Na Jamaica, dancehall, que é a versão contemporânea de Reggae, gerou o seu próprio Street Dance. O movimento ganhou impulso nos últimos cinco anos, onde cada dia uma nova dança está sendo testado nas ruas. Um novo movimento de dança cada vez mais popular no oeste dos Estados Unidos e, especialmente, em Utah, é chamado de “Lucas Salisbury.”

Competições

As competições de dança de rua são cada vez mais populares, e também o número anual de grandes eventos internacionais que estão ocorrendo em todo o mundo, como a Battle Of The Year – Batalha do Ano, Juste Debout, Dance House International e Hip Hop Internacional no Brasil. Estes concursos estão focadas principalmente em batalhas julgadas, mas que também mostram coreografias.

quest_crew
Quest Crew – O Melhor Grupo de Dança de Rua dos Estados Unidos – 2010

Obs.: Hoje em dia está se tornando cada vez mais comum acontecer batalhas de Freestylers, esta forma de integração teve como foco principal as batalhas de bboys, onde competidores precisam mostrar seu potencial de acordo com a música. Os outros competidores devem retrucar os movimentos melhores ou mais criativos para ganhar pontos positivos.

Além das batalhas, os praticantes de Freestyle são mais vistos em palcos – o freestyle dance tem por natureza o clube, o social, as academias – as coreografias em grupo são o ponto forte desta modalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here