Sobre Ragga Jam®

16

O Ragga Dancehall é o mistério da vida de Laure, nada lhe predestinava a seguir a dança. Porém, sempre foi atraída pelo ritmo e a energia da cultura afro, após procurar aulas desse tipo em 1990 e não encontrar, decidiu criar a dança de seus sonhos. Usou a música que lhe agradava, o raggamuffin, inspirou-se na energia e nas coreografias da dança afro, utilizou uma didática que permitia a todas as pessoas se encontrarem e compartilharem o que sentiam. Assim, criou o Ragga Jam® em 1996 e registrou-o como técnica e marca. Em 1998 foi para as Antilhas ensiná-lo, “Voltei encantada e a resposta das pessoas foi muito positiva. Decidi continuar desenvolvendo minha técnica.” Iniciou a ensinar em Paris e obteve sucesso absoluto, chegando a ter 350 alunos por aula. Mesmo sem o apoio de ninguém no início, por ser branca e ensinar uma cultura negra, Laure encontrou sua manager Stella Diblik, que lhe abriu portas para ensinar em outros países, como Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, Finlândia, Hungria, Rússia, etc.

Em 2 anos, o Ragga Jam® foi reconhecido como uma marca internacional, então, começaram os cursos de Formação e as primeiras audições para instrutores e dançarinos em diversos países. Em 2000, a Nike pediu para Laure ser uma de suas atletas européias e ofereceu a proposta de tornar o Ragga Jam® a atividade central da Nike Women, assim nasceu o Ragga Jam® by Nike, que invadiu Paris.

Porém, seu destino levou Laure para as Américas, o primeiro país escolhido para o Ragga Jam® foi o Brasil, onde, nos anos de 2007 e 2008 aconteceram as primeiras Formações Ragga Jam®, de onde saíram os teams de dançarinos e de instrutores brasileiros. Nos últimos 2 anos, Laure continuou rodando pelo mundo levando sua técnica para lugares como o consagrado Broadway Dance Center (NYC) e o conhecido reality So You Think You Can Dance (Polônia).

Em 2007, tivemos a primeira Formação Ragga Jam® Brasil, que reuniu mais de 60 pessoas na Academia EcoFIT Club em São Paulo, com diversos masterclasses e explicações sobre a cultura afro-jamaicana. Em 2008, com mais de 80 participantes, aconteceu a segunda Formação Ragga Jam® Brasil, na Sala Crisantempo em São Paulo.
Neste ano, a Formação Ragga Jam® Brasil, mais uma vez, traz Laure Courtellemont, a criadora do Ragga Jam®, que comanda o curso através de diversos masterclasses, aprofundamento na técnica e pesquisa histórica e cultural. O curso de Formação, ao contrário do que muitos pensam, é um curso aberto para todas as pessoas que tem interesse e querem aprender mais sobre Ragga Jam® e sobre a cultura afro-jamaicana em geral. Todos os participantes saem com um certificado de participação (esse certificado não dá o direito de ensinar a técnica Ragga Jam®).
Nesses 2 dias, os participantes terão aulas práticas (técnica, feeling, danças sociais, sequências coreográficas) e teóricas (sobre a cultura, a dança, a música); uma verdadeira imersão na cultura afro-jamaicana! Para a Formação ser ainda mais completa, nesse ano teremos a presença do DJ Pogo, que tocará ao vivo durante toda a Formação! 

Além disso, nesse ano 2010, teremos uma FESTA no domingo, após o curso de Formação (horário previsto das 22h às 02h) com o DJ Pogo e o DJ Guiu!

Esclarecimento: Ragga Jam não é Dancehall e não faz parte do Street Dance, eles apenas andan juntos.
COMPARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Bom, eu queria saber onde tem aulas de raggs jam em são paulo zona norte?
    Gostaria muito de aprende tenho 15 anos e gostaria de dançar acho linda essa dança!

  2. Olá!!

    Pessoal curti muito esse estilo, realmente é muito envolvente quero aprender mais sobre ele.

    Queria saber onde tem workshop e Aulas aqui em SP.
    Se tiver Videos me mande também agradeceria muito.

    Valeu!!

  3. Ja fiz 3 meses de aulas de Ragga, e adorei. Hoje moro no Interior do PR e na minha cidade não encontrei niguem que de aulas desse estilo de dança. Estou a procura de vido aulas, existe?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here