Publicidade
Início Download Freestyle Sobre o Hip Hop Freestyle

Sobre o Hip Hop Freestyle

0
Publicidade

Inicialmente, o que significa Hip Hop Freestyle?
O freestyle, diferente do que muitos pensam, não é “estilo livre” e sim “improviso”. Então, como vai ser improvisado o Hip Hop? O que é esse Hip Hop? O Hip Hop é uma cultura e não uma dança. No Bronx (New York), essa cultura nasceu e, com ela, a dança dos bboys, perto dali, no Brooklyn (New York). Além do Up Rock, havia o Freestyle, em que as pessoas criavam suas próprias danças em festas (danças sociais) para a música da cultura Hip Hop. Em muitos lugares, essa dança é chamada de Hip Hop Dance, que significa a dança da cultura Hip Hop, e isso é errado, pois a dança oficial da cultura é a dança dos bboys.
Definindo o Hip Hop Freestyle
O Hip Hop Freestyle é o conjunto das danças sociais afro-latino-americanas e suas variações. A primeira dança social do Hip Hop Freestyle é a que da a forma, o “feeling”. Como chamada pela maioria, é o movimento do tronco de cima para baixo e isso é o Hip Hop Freestyle na forma mais básica (fundamental). Muitas outras danças sociais foram aderidas ao estilo: Smurf, The Wop, Cabbage Patch, The Fila/Rambo, Bart Simpson, entre outras. Ou seja, o Hip Hop Freestyle não é fazer cara feia e dançar qualquer coisa! Ele tem uma forma com fundamentos bem definidos e muita história. Antes de dizer que está dançando Hip Hop Freestyle, a pessoa precisa saber como ele chegou até onde está, conhecer seu feeling e algumas danças sociais e dançar da forma certa, com danças sociais e variações.
Não acredite em tudo que a mídia diz! O Hip Hop, antes da dança, da música e do grafite é uma cultura! A cultura do Sul do Bronx, que é uma região muito parecida com outras pelo mundo, um subúrbio com problemas sociais: pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. As expressões artísticas dessa cultura devem tratar sobre esses temas, senão não fazem parte do Hip Hop! Ou seja, músicas que falam sobre lojas de doce e cafetões não fazem parte do Hip Hop. Não importa se estão sendo rimadas, não é a rima que define o rap dentro do Hip Hop e sim o conteúdo. Grafitar o próprio nome ou pichá-lo não ajuda em nada a cultura e não faz parte da cultura!
Outro engano é achar que o conjunto das danças urbanas (urbanas e não de rua!) é o “Hip Hop”. O mais aceitável é dizer que é o Street Dance, street no sentido de urbano e não de rua, sendo que as danças de rua são o Frevo, Maracatu, etc. As street dances não foram criadas na rua. Existem muitos estilos dentro do que é chamado de Street Dance: Popping, Waving, Lockin, Ticking, House Dance, Puppet, Waacking, Vogue… a lista é grande, mas o importante é saber que cada macaco fica no seu galho! E Hip Hop Freestyle é Hip Hop Freestyle!
O texto acima não é uma verdade absoluta. Vamos todos desenvolver as ideias juntos e compartilhar conhecimento. Para acessar a discussão no facebook: Clique aqui
Por Robson Cristian
@robsoncristian

Fonte: DanceCast

Publicidade

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here