Powermove é ou não fundamento

20

Os Powermoves exercem um papel muito importante na dança breaking, e ultimamente têm sido um dos movimentos mais estudados e treinados pelos bboys, principalmente pelos Power Heads, são os especialistas em powermove_air_flarepowermoves, pode-se dizer assim, são os que mantêm o foco nos powermoves. Como podemos ver em muitos campeonatos nacionais e internacionais é muito grande o número de adeptos a este estilo, por ser um estilo que impressiona tanto o público quanto o oponente e também vale uns pontos a mais que outros movimentos, quando se é executado nas batalhas.

A grande questão levantada por muitos bboys é; Powermove é ou não fundamento? Como já podemos ver em muito tutoriais e artigos aqui no Dança de Rua.net, os fundamentos da dança Breaking, são; Top Rock, Footwork e Freezes, mas muitos questionamentos têm sido levantado colocando em consideração esta polêmica dos powermoves como fundamentos. Uns alegam que como os powermoves de certa forma fazem parte da dança, eles devem ser considerados fundamento.

Então vamos fazer alguns levantamentos sobre fundamentos e powermoves. Primeiramente os fundamentos foram criados para sistematizar a dança, para fundamentá-la, fazendo desta forma, a dança breaking fica mais concentrada e mais definida, ou seja, para que a dança seja reconhecida com break ela teria que ter os seguintes critérios, Top Rock, Footwork e Freezes, desta forma, ficaria até mais fundamentada para fazer os julgamentos nos campeonatos.

Como sabemos as primeiras manifestações do breakdance, surgiram na década de 60 e 70, mas somente na década de 80 foi que foram introduzidos os powermoves, estão podemos ver que antes mesmo dos powermoves, a dança já era estruturada e bem formulada.

Os powermoves são apenas movimentos atribuídos ao break dance para dar maior impacto e deixar a dança mais atraente e dinâmica, apesar dos powermoves não serem considerados fundamentos é necessário que em sua execução, o bboy deve fazê-los com ritmo e acompanhado com os fundamentos básicos, caso contrário é considerado apenas movimentos acrobáticos, não fazendo assim parte da dança.

 

20 COMENTÁRIOS

  1. Power Movie Jamais poderia ser considerado um Fundamento e sim apenas um movimento!!!
    O Power Movie porém foi um Buraco Negro intruduzido na Dança no inicio dos Anos 90 pela nova Geração de B.Boys que se Julgava Superior aos ensinamentos da Old School.
    Embora visualmente é uma Técnica Impressionante!
    nuca foi Oficialmente reconhecida como Dança ou Fundamento.
    O Power Movie teve seu Inicio na Europa através das Antigas Crews como a Toys Enfect, Out Off Control, The Family e a Mais conhecida Enemy Squad !

    • Concordo em parte no seu texto, porém power move pode se rum sequência bem executada de footwork (crazy Legs)…. BOm vendo documentários e videos bem feitos sobre nossa cultura como beat street, style wars, bboy foundation.. o primeiros a introduzirem giros na dança breaking , conforme meu estudo.. foi a legendaria crew, New York City Breakers … peace.

  2. o power move deferia sim ser um fundamento pois todos os b,boy começam a dançar impussionado pelos moves ou seja pelos power moves . então antes de vim aqui dizer que jamais poderia ser um fundamento cale a sua boca e olhe que 50% de vc iniciar sua vida no breakdance ou foi por power move ou pra impresionar umas garotas em apresentações escolares eu comecei impresionado pelos power moves e sou move e não nego.

  3. O Alisson

    Eu não vou nem mandar vc Calar a sua Boca , com vc mandou calar a minha, por que sou Old School não sou Nova Escola como vc.
    quando falo do Power Movie, falo com propriedade no assunto!
    se vc não concorda demonstre sua opinião pelo conhecimento e não pela ofensa! não precisa mandar ninguem CALAR A BOCA !
    Detalhe! minha Vida no Break Dance começou a mais de 20 Anos atrás nas Ruas e na São Bento e não esses Dias!
    Só uma coisa! pra se Dançar bem não precisa impresionar ninguem só basta ser um B.boy de respeito!

  4. Independente de considerarem ou não Power Move como Fundamento, o fato é que tudo evolui, e não foi diferente na dança, éla evoluiu, e com isso surgiram varios estilos, como abstrato,Flex… etc… Cada um expressando do seu jeito o amor a Cultura….Estão separando nós de nós mesmo, ou vai dizer que nunca ouviram um Style dizer “Esse é ginasta só faz Power” , um Power dizer “Ele fala, mas não faz o que eu faço”….Nós fazemos parte de um corpo só chamado Break, então não vem querer julgar qual dos braços é o melhor…….

    • Muito importante sua colocação Daniel; “Nós fazemos parte de um corpo só chamado Break, então não vem querer julgar qual dos braços é o melhor”, sua opinião é muito importante e bem vinda aqui no site. No entanto, no artigo só esclareci para alguns bboys que não sabiam se Powermove é ou não fundamento, como pode observar no artigo em nenhum momento tive a pretensão de expor se achava ambos melhor que outros. Até porque comecei a dançar graças aos incríveis powermoves. Paz e bons treino, e espero que possa sempre marcar presença aqui no site Daniel, ah! admiro muito seu trabalho.

      Break and Style.

  5. Eita assunto que rende…mas ae, sou style não tenho nada contra powers, mas acho assim: no b.boying o essencial é você manter os movimentos no ritmo, na batida, no compasso, gosto de ver power moves, mas é melhor ainda ver quando é realizado junto com os fundamentos básicos, mas enfim, cada um faz o que gosta, nossa cultura já é um pouco discriminada, imagine se houver desavença entre nós mesmos que independente de estilo, representamos a mesma?! É preciso ter mais respeito com o próximo, para se ter o direito de ser respeitado.

    Boa tarde a todos

  6. Bboy que é bboy evolui, então o power movie, pode até mesmo ser uma evolução, como foi falado, alguns começaram a dançar por causa dos movies, mais para um bom bboy, é necessário não apenas o conhecimento, mais saber complementar a si mesmo, ou seja, independentemente de ser ou nao fundamento, está ligado a dança, desta forma torna-se indispensável pra quem realmente conhece o break.

    Bboy Fabricio
    Black Spin Crew

    • É um prazer tê-lo aqui em nosso site Fabrício. Gostei muito do seu comentário, acho que a comunidade brasileira precisa aprender a agregar mais valor a cada estilo na Dança, pois assim como o Locking pode ajudar a desenvolver um bom popping, no Bboying não é diferente, acho que a mesma pessoa que desenvolve habilidades para executar um Flare certamente conseguirá desenvolver suas ainda mais sua dança se o mesmo procurar desenvolver respectivamente Top Rock, Footwork e Freeze. Acho que falta um pouco de bom senso de pessoas que ainda não compreenderam a verdadeira essência da dança.

  7. ai manos essa discursao de vcs e oq tem acontesido nas beros o tempo todo os boy um ofedendo o outro por fazer ou n power acho qui cada um de nos devemos respeitar o talento do outro independente de qualqer coisa manoos essa é a nossa cultura nosso estilo de vida… respeito a opiniao de todos mas amo power quando comesse ha girar mim sinto unico no universo inteiro consigo ate ver Deus sorrindo e dizendo isso ai use o dom q eu te dei … power pode n ser fundamento mas é minha vida

  8. Na Verá Ronie… Não você dançando todas as modalidades , é estilos do hip hop…

    Eu sei disso pois te conheço muito bem, Você só dança popping, é na parte do bboyng, Você só faz power…

    Sabemos muito bem, que você nem ao bboyng respeita, é aos outros stylos e modalidades pior…

    Poderia dar a sua opinião sobre o power…

    Agora pregar o que não faz acho errado…

    A ignorancia com os outros stylos é modalidades dentro do hip hop, e sobre a dança bboyng você também não respeita…

    Tenho muita admiração pelos old scool’s…

    Mas quando realmente mostra o ser verdadeiro, e mostra o real hip hop…

    Não essas mentiras que você está dizendo aquii…

    Sou do Espirito Santo Vitoria… sou o Dheison…

    Não leve como pessoal, só achei meio exagerado o seu comentario…

    Seria um otimo comentario se fosse realmente verdadeiro…!!!

  9. vai mano e entao e pow isso que o break fiko ainda melhor powe move flex tricks e entre outros nao inporta qual movimento foi fundado importante e seguir e cultura isso e nova geraçao ninguem fika morto no passado a parada e respeita a antiga e a nova.

  10. bom comecei a dan¢ar impulsionado pelo power , hj posso dizer q minha arma d impacto e´ a boa musicalida q tenho no power….adimiro e gosto muito d ver em uma battle um bom style, powermuvie entao hehe…..aprendi a encaixar fundamentos da danca nos meus power com isso me sinto apto a participar d qualquer battle…..vlw bboys pra mim somos todos uma so familia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here