O flare é um dois powermoves mais utilizados com base para preparar para outros powermoves, e também um powermove muito bonito. Como o próprio nome já diz, Flare, em português Alargamento. Mas o que muitos bboys não conseguem é fazer um flare bem arregado. O Flare vem da ginastica olimpica, e é tido pelos ginastas um movimento de solo que exige muita prática para que seja executado de forma perfeita, ou seja, um flare para ser perfeito tem que ser, alto, aberto e rápido, porém muitos bboys tem muita dificuldade de manté-lo assim.

Pratique alongamentos todos os dias

free life crew powermoves 2010Para que se tenha um flare bem arregado e bonito, é necessário muito treino e uma boa flexibilidade, para isso deixarei aqui algumas dicas importantes e eficazes para melhorar seu flare. Confira uma lista de alongamentos para bboys e bgirls.

Para começar, se você ainda não sabe o flare, poderá assistir o nosso vídeo aula clicando aqui. Dê uma atenção especial para as dicas iniciais, pois aprende-se um flare arregado desde o começo. Se você aprender o Flare já encolhido, baixo e lento futuramente será muito dificil converter a situação. É importante que aprenda já desde o começo.

Prepare seu físico

O Flare como já foi citado anteriormente é um dos power moves mais complicados de se manter sempre bem esticado e alto, no entanto, a parte de manter o flare sempre alto está relacionado ao seu preparo físico. É obvio que se você tiver um bom preparo físico, você estará apto a fazer um flare perfeito, todavia, existem alguns exercícios que podem-lhe auxiliar em um bom desempenho. Abdominais podem contribuir bastante em uma boa execução, pois se fôssemos analisar detalhadamente cada movimento do flare, iremos perceber que ele trabalha bastante a parte do abdomem. Se você fazer abdominais, certamente terás mais força para manter suas pernas sempre altas. Dentre todos exercícios de abdominais, o que mais você tirará mais proveito é o abdominal com as pernas elevadas, chamada abdominal advertise, mostrado na imagem abaixo
abdominal advertise
[box_info]Para ter um bom rendimento no exercício, faça-o 3 series de 15 todos os dias.[/box_info]

Treine os esquadros

Mas então, vai o primeiro passo para começar treinar. Antes de treinar como cito várias vezes, é importante que você alonge bastante, e muito mais ainda já que você pretente melhorar seu flare. Então alonge sua abertura frontal, a parte de tras das pernas e treine alguns encaixes, ou seja, observe a posição que o seu corpo fica durante a execução, e sem executá-lo tente imitar essas posições.

Detalhe da posição das pernas

Um outro ponto importante é no começo, o impulso antes de você começar à executá-lo dar uma grande força para o flare, mas como fazer isso? Simples, não precisa você se contorcer todo, basta que sua mão já esteja no chão, digo isso, porque já vi muitos bboys quando vão começar o flare, se contorcem todo, mas na hora de jogar-lo parece que não fica como o esperado. Então não precisa se contorcer todo, basta colocar a mão no chão, abrir as pernas sendo que uma sempre fique de apoio para o impulso e na hora de jogar, tente levantar o máximo a perna esquerda e direita alternadamente, isso se você o faz para o lado direito, fazendo isso, tente passar as pernas o mais longe possível do corpo tentando fazer um circuferência enorme, muita gente não consegue, mas se treinar todos os dias, isso irá facilitar na hora do flare.

Pés esticados

Outra boa dica é executá-lo com o chamado pé de bailarina, como a galera chama, você o faz com os pés esticados, ele deixa o Flare bem leve e ajuda na abertura, a dificuldade só esta na hora de passar atras, isso é que derruba muito no Flare, sendo que na frente as pernas ficam esticadas, mas na hora de passar atras, as pernas encolhem-se. Isso devido na hora da passagem de mão não tentarem manter a perna direita no alto, dificultando assim a passagem e esse também é o porque de muitos bboys não conseguem dar nem 10 voltas de Flare.

40 voltas

O segredo está sempre nas pernas, mas como sempre digo, não tem dica melhor do que treinar, esse é o ponto importante. Se você quer alcançar esse nível faça pelo menos 40 voltas por dia, calma. Faça em series, dividida em series de 10 voltas, descance 3 minutos nos intervalos. Também é importnate ressaltar que o Flare tem que ser treinado todos os dias, isso lhe ajudará na resitência e ficará mais hábil para fazê-lo.

Dicas do Bboy Alemão

O Bboy Alemão em seu canal no Youtube disponibilizou algumas dicas de flare. Vale a pena assistir:
 


Se você tem esse tipo de problema com seu flare, tire suas dúvidas na caixa de comentário abaixo, estarei disposto a dar mais dicas.

Você pode conferir outras dicas de treinos para complementar este artigo, proporcionando assim mais técnicas de como treinar tanto o Flare com outros power moves, confira:

Para mais dicas você pode se inscrever em nossa newsletter e receber atualizações por email.

47 COMENTÁRIOS

    • É muito comum entre quase todos os bboys, eles impancarem no flare, isso deve-se, na seguinte dinâmica, quando o aprendiz joga a primeira volta ele esta aproveitando o impulso para completar a primeira volta, a chegar no ponto de jogar para a segunda volto o aprendiz não terá mais o mesmo impulso que ele teve na segunda volta, ele terá que fazer bastante esforço para subir as pernas, por isso´o flare é tão complicado, mas se você já consegue completar uma volta, basta você continuar treinando e ver se esta fazendo corretamente, veja se você esta levantando as pernas o suficiente para que a outra perna passe por baixo, esse é um dos pontos fundamentais não execução do flare.

      • Ai glr,sou o b-boy slim shady,gostaria muito de ter boas dicas de head spin,a eu ja treino o meu flare faz 5 meses e nao consigo pasar da segunda volta ja tentei varias bases,queria saber uma boa base da qual a maiorias do b-boys aprende.Me ajudaria bastante.

  1. pow mano as dicas são boas, mais oq eu fasso para pegar a continuação do flare eu so to conceguindo dar duas vouta e nada mais!! ja penssei em ate desistir de dança por causa do flare oq eu fasso em?

    • Primeiramente, não desista só porque você ainda não consegue fazer o flare, pois a dança break não se resume apenas em powermoves. Em relação a continuação do Flare, é normal que no começo a pessoa consiga fazer só uma volta e para sair para a segunda, ou da segunda para a terceira é meio complicado, pois aparti da segunda volta você já estará sustentando todo o seu corpo sobre seus braços, a melhor dica que posso dar agora, é que continue a treinar, se você já consegue passa da primeira volta para a segunda então quer dizer que você já batalhou muito, de agora em diante só é preciso um pouco mais de treino para consegui mais resistência e força para manter suas pernas para cima. Como eu cito no artigo o flare é um dos powermoves que exigem mais força e resistência do bboy, então continue a treinar e tente ver se esta fazendo algo errado, veja se a sua perna esta bem esticada ou se ambas as pernas estão subindo suficiente para a outra perna passar.
      Fica na paz e bons treinos!!

      • eu também treino mais como viajei aqui para são paulo to a um ano sem treina, mais viajo em undregralde, tenho uns dvd de breck session 07 ibe 2004 2005 uk 2008 entre outros, mais um bboy sofre ne cara so porque gostamos de uma coisa boa alem de ser um bom esporte, mais aparece mil e uma coisa so para você parra de dança ( meu vugo de dança é pernalonga)

    • kra vc deve jogar as pernas bem pros lados e deve chutar bem forte elas e deve treinar bastante a abertura e insistir no movimento e assim vc irá conseguir passar a 3 e ai em diante vai pra 4 e vai dar muitas voltas se fizer isto

  2. b-boy como eu fasso para controlar i inquilibrar o peso do corpo com as mão minhas mãos doi muito i quando eu jogo a perna tem vez que ela fica muita pesada como eu fasso pra meu compo ficar muito leve?fala aiiiiiieu so vasso abase do flare.

    • Deve ser porque você ainda está na primeira fase, é muito comum que nos primeiros dias você não consiga concluir uma volta completa, indico que você assista ao vídeo aula, no tutorial você ver dicas valiosas que podem lhe ajudar. No entanto, o segredo está em praticar mais um pouco.
      Vídeo Aula Flare

  3. faco o flare pro lado direito o perna passa normalmente…..mas ai ta a pergunta:a perna esquerda vai parao peito?e se nao for pra onde ela tem q se locomover?abrass

    • Tente fazer um percurso com sua perna esquerda, na linha de um circulo, sua perna tem que vim de baixo pra cima, mas não se concentre em apenas tentar trazê-la para o peito, tente lançar-la para as extremidades do seu lado esquerdo, mas não diretamente perto do peito, pois se você se concentrar em só trazer ela ao peito, consequentemente sua perna direita chegará ao chão antes de completar a volta, no entanto, muitos ginastas fazem dessa forma, trazendo a perna ao peito, mas normalmente ela exige muita flexibilidade e requer muito esforço físico até que se tenha total domínio.
      Espero ter ajudado. Até a próxima!

  4. kra eu aprendi o flare ele esta perfeito esta leve aberto e alto mais eu to com dificuldades para executar outros power moves eu ja sei o windmil muchimil estou aperfeiçoando a swipe e agora estou com dificuldade pra aprender o flare loko (air flare)

  5. rapaseada pra vcs terem uma ideia eu demorei 9 meses pra aperfeiçoar meu flare foi muito dificil mais eu treinava todos os dias treinava até no asfalto kra é foi dificil mais eu aprendi rsrsrsrsrsrrs
    o meu flare é alto leve rápido depende de min tambem as veses eu faço ele meio lento mais leve e no alto e aberto as veses eu faço ele rápido alto leve aberto.
    Em power moves você deve insisitir se não você não aprende mais é isso aew galera é bom saber que existem loucos por break fora euuuuu abraçoooo

    • A verdade é que muitos consideram o Air Flare um dos powermoves mais difíceis, no entanto, muitos acham que o Flare não tem o mesmo peso. Vejo que as pessoas que aprendem o flare, merecem parabéns pela persistência, pois este sim, é certamente um dos moves mais dificeis de se aprender e muito difícil de aperfeiçoar-lo.
      Parabéns á todos que estão na luta todos os dias.

    • Esforce-se o bastante para consegui trazer o máximo suas pernas mais próximos do rosto! Você também tem que treinar esquadros, veja as dicas no artigos, em casos de dúvida não hesite em nos contatar.

  6. Purfavor alguem me ajuda, eu ja sei fase swipe, hesd spin, back spin, mas flare eu n consigo de jeito nenhum oque eu faso?
    A parte do giro atrais ate vai mas na frente n.

  7. obg vc são show tem 1 mês q fiquei treinando com as dicas de todos agora to conseguindo estou dando 15 voltas com as pernas esticadas e ele está muito alto obg a todos pela força abraço

  8. Iae Bboy Gui Beleza?
    Bom , Treino Flare a Mais de 6 Meses e não consigo passar da segunda volta porque não tenho força o suficiente , será que se eu começar a fazer aula de musculação meus Power Moves Ficarão Mais Leves?
    Grato.

  9. salve galera blz?
    eu precisavas de umas dicas ai sobre o meu flare!! a segunda volta eu não consigo passar, as pernas não sobem, meu quadril fica sentado, não vai para frente e ai perco o controle do giro.
    Como já dito ai nos comentários acima, na primeira volta com o impulso da perna o meu flare sai perfeito bem aberto e tal, e já na segunda sai esse desastre ai…rsrsr
    dês de já muito obrigado!!!
    Parabéns aew esse é um site perfeito, e um salve para o B.Boy Guil aew que me ajudou muito no meu headspin ( giro de cabeça)…. vlw falow…

    • Obrigado pelo comentário Méch, é um prazer poder ajudar. Bom é muito comum que na primeira volta o Flare seja “perfeito”, todavia, a grande dificuldade de muitos é passar a segunda volta. Não tem muito o que falar, pois isso será definido pelo seu treino, mas é importante que você procure tentar levantar suas pernas para perto do seu rosto sem deixar que elas venham semi-curvadas. É importante também que você alongue levemente antes e durante o treino.

  10. Ja treino o flare a 5 meses e nao consigo passar para a segunda volta ja pensei em desistir dece movimento mas eu quero prota para mim e para todos q eu posso aprender da umas dicas ae!

  11. ai manos belé valeu pela dica no meu caso ja tenho o flare mas não é toda vez q consigo fazer varias voltas tem algum exercio para os braços para pegar recistencia e tambem gostaria de adiquirir algumas dicas de louco acho muito show esse move .valew abraços

  12. olha sou uma danxarina de mocambique fica em africa e eu preciso muito de trocar experiencias com danxarinos do outro continente, ou pais……por favor alguem tem alguma ideia??????? obrigada…..

  13. Mano… eu chuto com a perna direita, ms na hora da esquerda passar para eu concluir a primeira volta a perna direita não levanta. Ela não sobe. (ñ pega altura) >: … o que tenho que fazer ?

  14. Véy! Eu chuto com a perna direita, ms na hora da esquerda passar para eu concluir a primeira volta a perna direita não levanta. Ela não sobe. (ñ pega altura) >: … o que tenho que fazer

  15. Iaew glr, como vcs estão?. sou B.BOY jay brown e queria pedir a vcs algumas dicas de como fazer o flare, dicas pra iniciantes, como devo treinar. podem me ajudar? e tbm queria tbm que me digam nomes de movimentos de power movie fáceis de se fazer. se me ajudarem com o flare e os outros movimentos eu agradeço muito!.

  16. Eai cara blz ? mano tou treinando o flare a 3 meses e tipo eu não consigo levantar o corpo pra minha perna passar por baixo , tipo eu faço uma volta aew na hora de começar a segunda volta meu corpo nao levanta … da uma ajuda aew

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here