Depois de ter preparado um guia com instruções para você melhorar alguns dos principais power moves, como o flare e o Windmill, hoje iremos dar dicas importantes e eficazes para você dominar e melhorar o Air Flare que é considerado um dos power moves mais difíceis entre todos.
Bboy Guinho, seu estilo é powermove
O Air Flare ou Loko, como é conhecido popularmente no Brasil, é o power move que muitos bboy têm bastante dificuldade em aprendê-lo e muito mais para dominá-lo, pensando nisso desenvolvemos esse guia contendo as melhores dicas para você treiná-lo de forma correta e aprender como fazer um Air Flare leve, aberto e rápido.

Antes de darmos inicio as nossas dicas, você pode conferir dicas anteriores de como dominar alguns dos movimentos da Dança Breaking;

Preparação

Antes de tudo, é muito importante ter uma boa preparação física para a execução deste power move, pois o mesmo exige um conjunto de atributos no qual muitos ainda não dominam porque infelizmente não treinam de forma adequada, não trabalham o preparo físico, além de outros atributos como equilíbrio e coordenação motora.

Então primeiramente vamos trabalhar nossa coordenação com algumas artigos já preparados pensando nisso, em seguida daremos uma grande ênfase sobre a importância dos alongamentos na execução deste Move. Então já de antemão iremos dar uma aprofundada e conhecer algumas métodos e técnicas para ajudar em seu desempenho, para isso veja os seguintes artigos e pratique as dicas e técnicas dadas em cada um deles.

  1. Aquecimentos para bboys e bgirls
  2. Alongamentos para bboys e bgirls
  3. Exercícios de força para bboys e bgirls

Instruções

Primeiramente depois de você já ter praticado as dicas dadas nos artigos acima, se você pretende dominar este move, confira antes de tudo se está fazendo-o de forma correta, veja a posição das mãos, a abertura das pernas, a forma como você está chegando ao chão. Se você não sabe como conferi, veja nosso vídeo aula Air Flare. Nele você pode conferi os detalhes que estão lhe impedindo de fazer-lo de forma bem dominada.

Erros mais comuns

Muitos bboys comentem erros na  hora da execução do Air Flare, muitos deles, muitos comuns e mesmo sabendo que estão fazendo de forma errada, eles persistem em fazer da forma errada, achando que se eles persistirem irão dominá-lo de um jeito ou de outro. Errado! A melhor forma de se treinar o Air flare é evitando o máximo apelar para métodos falhos que futuramente irão contribuir para um Air Flare muito desequilibrado, pesado e com o mínimo de domínio. Então se você acha que está treinando de forma errada evite os erros mais comuns;

  • Posicionamento das mão muito próxima uma da outra;
  • Saída totalmente desgovernada;
  • Execução com as pernas semi-abertas;
  • Não carpa no momento da jogada;
  • Joga com a força dos braços e não com o impulso das pernas

Se você identificou alguns desses erros em seus treinos, evite-os os mais rápido possível, antes que se torne um vício e você não consiga mais fazê-lo da forma correta.

Dicas indispensáveis

É indispensável que você:

Alongue bastante, principalmente no Espacate.

É impossível que você faça o Air Flare bem aberto se você não alongar, procure alongar bastante antes e depois do treino. Faça o espacate frontal e o lateral, isso ajudará muito.

Faça esquadros

A função dos esquadros no Air flare é indispensável, ele irá lhe ajudar a conhecer melhor as posições não quais você vai ter lhe dar durante a execução deste power move. Um boa dica é que você faça os alongamentos relacionando-os com os esquadros do Air Flare

Dê impulso com a perna paralela ao lado que você gira

Ainda é um segredo para muitos a questão do chute com a perna. Assim como no Flare, o bboy tem que ter que chutar para a perna subi, no Air Flare acontece o mesmo, você no momento que estiver com as duas mãos apoiadas no chão, traga a sua perna uma velocidade que leve seu corpo para cima, evitando que seu salto seja feito só através da força dos braços. Se possível, passe alguns treinos só aperfeiçoando esse chute.

Posicionamento das mãos

Analise bem de qual forma você acha melhor para posicionar suas mãos, pois acredite, a forma como você posiciona as mãos irá influenciar no seu equilíbrio e no desenvolver do pulo. Fique atento também se seu punho dói quando erra o posicionamento das mãos.

Escolha um ambiente propício para seu treino

O Air Flare é um power move muito complexo e que no começo muitos acabam levando vários tombos e quedas, as quedas são quase que inevitáveis, a melhor forma para evitar se machucar sério é procurar um local de treino como; uma academia com tatame ou mesmo um campo com grama alta. Certamente você perderá mais o medo e ficará mais confiante no treino, sem contar que se livrará de muitos hematomas indesejáveis.

Treine outros power moves relacionados

Outro ponto crucial para que você domino o Air flare e treine sua coordenação motora é treinando movimentos que tenham relação com os mesmo movimentos semelhantes, tais como; Windmill, Flare, Swipe. Através desses Power moves você irá começar a ganhar mais consistência nos movimentos e power moves e a automatizar as pernas.

Não se arrisque

É importante que você evite se arriscar sempre que estiver treinando e se sentir inseguro em relação ao pulo, não faço-o. Treine só quando estiver realmente disposto. Para ajudar ainda mais, treine o Air Flare logo que chegar no treino, não deixar pra treinar quando estiver cansado.

Deixe suas dicas

Se você conhece outras dicas ou queira acrescentar outras sugestões para melhorar este artigo, envie-nos através do formulário de comentários abaixo. Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações por email.

2 COMENTÁRIOS

  1. mano eu tenho uma dúvida, ainda não tive a oportunidade de conversar com um b-boy q saiba air flare mas to quase pegando. mas já percebi q alguns q sabem dobran a perna para chutarem e consequir passar. para quem está começando este modo é correto ou é melhor começar logo com a perna bem escada?

  2. vcs nao tem ai video aulas de ebow tracks .
    se a primeira volta for lenta no flare e nao conseguir chuta para entra na segunda volta..o q faço para melhorar.
    e como é q consegue manter o flare quando ele é baixo?
    vlw obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here