Conceitos da Dança de Rua

4

HIP HOP – Conjunto de quatro formas artísticas distintas chamadas de elementos (DJ, MC, GRAFITE, DANÇA). Daí a sua complexidade, uma cultura híbrida, sempre em movimento, em evolução constante.

Estas formas artísticas foram surgindo no ambiente urbano de Nova York, cidade dos Estados Unidos, na passagem dos anos 60 para os anos 70. O termo Hip Hop foi criado pelo então DJ Afrika Bambaataa, fundador da organização Zulu Nation, referindo-se ao movimento dos quadris.

A Dança de Rua – Street Dance é uma denominação para se identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos americanos.

A Dança de Rua nasceu do Break, é em parte uma miscigenação de estilos que iniciaram a partir dos estilos que compõe o Break (bboy, popping e locking). Hoje a Dança de Rua é a soma do Break, do freestyle, do house, do wacking, do krump e de outros estilos dança que surgem facilmente nas periferias e hoje também nos grandes centros urbanos.

A dança de rua se destaca pela liberdade e facilidade de se moldar e a partir da dança atingir os sentimentos dos seus praticantes (respeitando um contexto, um estilo), a dança de rua pertence ao estilo musical do Funk, que deu origem ao seu estado de liberdade, de feeling (sentimento). Por estar intimamente ligada aos estilos musicais, a dança de rua também está intimamente ligada aos sentimentos que passam esses estilos musicais. A dança de rua não obedece às tendências musicais como regra, ela resgata os ritmos antigos, mistura os ritmos atuais e constrói o ritmo desejado. (by bgirl daniela)

A Dança de Rua influencia do visual estético do movimento, as formas e o trajeto, vai além do que o seu praticante sente vai e pode fazer, começa a atingir o que o seu apreciador, o que o público vê. Constantemente, os responsáveis pela pesquisa da dança têm se preocupado em relatar fatos e resgatar acontecimentos históricos e sociais quando criam coreografias de dança de rua, utilizando figurinos adequados para expressar o tema proposto, e senão for assim, há também a apreensão dos seus praticantes em se apresentar corretamente para a prática. Surge uma preocupação com o visual, a moda. Pode-se constatar a partir deste texto como os elementos do HIP HOP estão intensamente influindo na origem e desenvolvimento da dança de rua, além do break, o MC e o DJ na música, e o Graffiti e outras formas estéticas de representação no figurino. (by bgirl daniela)

Grupo Rock Steady Crew
Grupo Rock Steady Crew - EUA - Um dos grupos precursores do Break Dance.

Breakdance – Termo lançado pela mídia quando esta dança teve seu boom nos anos 80 nos EUA.

A Dança de rua é formada pôr vários estilos, todos eles influenciados pela dança funk. Tudo que não é Clássico (acadêmico) é Street.

Street apesar de significar Rua, não quer dizer que todos os estilos surgiram exatamente nas ruas. Quer dizer apenas que veio do povo da cidade, que não é acadêmico. Como Street Wear, à moda das Ruas; ela está lá, mas não é feita lá. Dos estilos de dança urbana, apenas o B.Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (festas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como, Clubs (danceterias), programas de TV, etc…

Nos dias de hoje quando se diz Street Dance ou Dança Urbana Americana você entende por: Locking, Up Rocking, Popping, Boogalooing, B.Boying, Freestyle Hip Hop e House Dance.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. bom o texto,

    so queria deixar um toque, que a legenda da foto esta escrito PERcursores,
    so que isso, é quem toca instrumentos de percussao, acho que voce quis dizer PREcursores!

    tem algum errinhos nos textos, mais esse é bom citar , porque o povo le, e acaba falando e escrevendo igual.

    sem mais..,

    paz.

  2. Gostaria de saber se a BGirl Daniela tem artigos escritos a respeito de dança de rua. Estou estudando sobre conteúdos expressivos na dança de rua e precisava MUITO de referências teóricas desses conteúdos.
    Se tiver alguma coisa, por favor, entrem em contato.

    Valeu mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA