dicas para bboys e bgirls iniciantes
Bboy Storm (Storms Footwork Fundamentals)

Durante os últimos meses tenho recebido muitos feedbacks de breakers iniciantes sobre as dicas, tutoriais e vídeo aulas aqui no site. Isso devido ao grande número de bboys e bgirls que estão começando agora e que buscam em sites e em academias especializadas nesse nicho.

Dicas para ter melhor desempenho em seus treinos, muitos buscam essas formas de ensino em DVDs de breakdance, muitos deles tentam até imitar passos de bboys em competições como: Red Bull BC One, Freestyle Session, Uk Bboy Champiomships e outros, ou invés de procurar auxilio com bboys mais experientes ou até mesmo em DVDs aulas, um exemplo disso é um dos mais famosos, desenvolvidos especialmente com essa finalidade, buscar melhorar a qualidade de dança breaking entre os bboys que ainda não têm conhecimento, por enquanto.

O famoso Storms Footwork Fundamentals foi criado com este objetivo, dar qualidade aos dançarinos de breaking. E para que estes bboys tenham um bom alicerce para sua carreira com bboy deixo aqui algumas dicas de como se deve treinar para chegar em um nível que futuramente não tenham que resgatar o que não conseguiram no começo, que é o que está acontecendo com muitos bboys que estão tentando desenvolver o seu feeling e não conseguem.

Cuide bem de seu físico

Como o Breakdance é uma dança que exige muita força é importante que você reserve um tempo para exercitar o corpo, faça algumas flexões e agachamentos, antes de começar o treino faça uns polichinelos e corra de 10 a 15 minutos, você verá que seu rendimento durante os treinos será muito melhor. Você pode consultar dicas importantes referentes a resistências e força física, Confira algumas de nossas dicas:

Faça exercícios de aquecimentos e alongamentos

Essa dica é de extrema importância não só para iniciantes, como também para veteranos e qualquer outro esportista, são os indispensáveis exercícios de aquecimento e alongamentos, pois com esses exercícios você pode evitar lesões musculares além de desempenhar um importante papel na musculatura, dando maior flexibilidade e melhorando na coordenação motora, isso é o que muitos bboys consideram chatos e doloridos, mas com o passar dos treinos você vai pegando gosto e as dores não serão tão insuportáveis como muitos o dizem. Então indico à todos que queiram aderir-lo em seus treinos. Deixo aqui ótimas dicas criadas pelo bboy e professor de educação física, André Dias mais conhecido como Bboy Alemão. Eis então Alongamentos para Bboys e Bgirls.

Organização e disciplina nos treinos

Para evoluir, é necessária muita disciplina, seja rígido em seus horários de treinos, e na ordem de como você organiza sua tabela de treino, divida seus treinos de acordo com cada dia da semana, assim você terá um melhor rendimento. Faça da seguinte forma, elabore uma tabela dedicando a cada dia um estilo e/ou um fundamento. Sendo assim, formule-a seguindo o exemplo: segunda-feira treine só dropdown e fundamentos de top rock e footwork, terça feira treine freezes e powermoves, sendo que no fim de cada treino, treine alguns minutos toda a seqüência que você pretende construir, para que se consiga resistência e fique bem fixada em suas sessions.

Inspire-se e transpire

Lembre-se, talento é 1% inspiração e 99% transpiração,mas o que muitos bboys estão fazendo é o contrário passa a maior parte do tempo dedicando apenas em assistir DVDs ou vídeos na internet do que treinando, é sempre bom um pouco de inspiração, porém em excesso que é o problema. As vezes costumo comentar com muitos iniciantes para dedicar-se mais aos treinos, pois, ficar assistindo campeonatos mundiais não vai fazer com que você alcance aquele nível. Lembre-se de Thomas Edison, Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.

Persistir Resistir e Não Desistir

O importante é não desistir. Quantos e quantos interessados pela dança breaking já desistiram por não conseguir fazer um movimento? Quantos já desistiram por não superar os tombos e hematomas causados pelas quedas durante os treinos, muitos já pararam até mesmo antes de tentar, e quantos já desistiram do Breakdance e optaram por não tentar mais. Lembre-se, treine incessantemente, ignorando as dores e hematomas, pois um dia você verá que isso tudo faz parte da guerra e um dia você terá o prazer da vitória. Ignore todos aqueles que dizem que você não é capaz, acredite em você.

Divirta-se e expresse-se

Não há nenhum motivo para aprender uma dança se você não estiver a aproveitando; se você não gosta de dançar, procure outra forma de se expressar. Com o crescimento espantoso da dança breaking nos últimos anos, muitas pessoas se atrevem a dançar break apenas por modismo, não porque realmente gostou ou porque querem se expressar através dela, é muito comum ver hoje em dia, “bboys” dançando, ou pelo menos tentando dançar todos tensos, parece que não conseguem sentir a vibe. Então antes de tudo, ao dançar, procure também se divertir e se expressar através de sua dança.

7 COMENTÁRIOS

  1. PO, GOSTARIA DE AGRADECER I-MEN-SA-MEN-TE AS PESSOAS QUE FAZEM E MANTÊM ESTE SITE POIS ELE VALE OURO! PRINCIPALEMENTE PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO AGORA MAS NÃO TEM O CONHECIMENTO DA SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NESSE ESTILO DE DANÇA.

    MUITÍSSIMO OBRIGADA, CONTINUEM ASSIM…. VOU COMEÇAR MEU TREINAMENTO PROGRAMADO PRÓXIMA SEGUNDA.

    BJS ;*

    • Jocianny, seja bem vinda ao Dança de Rua.net, temos o imenso prazer de recebê-la aqui, fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo, sempre procuramos está sempre atualizados para melhor atender a todos os bboys, bgirls, poppers e locker do nosso Brasil.

  2. Olhaaa.eu nao estou consiguindo fazer flare,pois quando chega a hra de levantar aperna..ai o bixo pega eu nao consigo levantar a perna direita e por isso acabo caindo

  3. Fui dançar ontem, minha primeira vez, e nas minhas costas saltaram três caroços, em em cada lado do ombro e outro no meio das costas. Isso é normal?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here