Crews – Grupos de Dança de Rua

1

Como afirmado anteriormente, um crew de dança é um grupo de dançarinos de rua que se reúnem e criam rotinas de dança. Como a cultura hip hop se espalhou por toda Nova Iorque, os crews de breakdance se reuniram mais para disputar batalhas um contra o outro. Foi nesta época em que os movimentos de dança diferentes de breaking foram se desenvolvendo organicamente. O mesmo pode ser dito do que aconteceu com os movimentos de dança do Funk Styles – na década de 1990 – e do krumping. Ser parte de um crew é a única maneira para saber como estes estilos começaram. No início, as equipes eram formadas nos bairros e se envolviam em batalhas nas suas respectivas cidades. Hoje, as equipes podem lutar nas competições com outros grupos de todo o mundo.

Os crews continuam a ser construídos com base na amizade e localização dos integrantes. Eles também são formados por outras diversas razões: tema, sexo, etnia e estilo de dança. Os crews não são exclusivos; é comum que os dançarinos estão em envolvidos em mais de um grupo (principalmente se o estilo não é tão conhecido ainda, como o krumping). Um exemplo disso é Steffan “Mr. Wiggles” Clemente, o qual é membro do Rock Steady Crew e do Electric Boogaloos.

Apesar dos crews de dança serem mais prevalentes no hip hop, as companhias de dança existem tanto nos EUA quanto no exterior. Exemplos incluem Culture Shock (EUA), Lux Aeterna (EUA), Boy Blue Entertainment (Europa), Bounce Streetdance Company (Suécia), 2Faced Dance (Europa), Funkbrella Dance Company (EUA), Blaze Streetdance Company (Holanda), Next Level Entertainment (Austrália) e Zoo Nation (Europa).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here