O footwork é um dos mais importantes fundamentos da dança breaking, pois é no footwork que estão situados o ápice da dança, em uma session de breaking, o bboy tem por obrigação introduzir pelo menos duas da mais de centenas de bases integradas no footwork. Como já dizia Ken Swift, “O Footwork é a essência da dança”.

dicas_para_bboys_footworkO Footwork é o centro da dança bboying, como no breaking tem os elementos fundamentais da dança, top rock, footwork e freeze, o footwork dentre esses é o mais importante, pois nele podemos introduzir toda nossa criatividade, nos fundamentos básicos do footwork podemos observar a grande liberdade que ele nos proporcionar. Baseado nesses critérios iremos abordar algumas técnicas que irão lhe auxiliar para melhorar seus treinos de footwork.

O primeiro ponto a ser tratado é como executar de forma correta as principais bases para ter um bom desempenho em fundamentos mais complexos, pois em muitos casos quando se aprende, na dança breaking, bases de top rock, footwork, freezes e footwork, futuramente ficará difícil que este breaker possa desenvolver mais bases para evoluir nas bases principais, então o primeiro passo que devemos ressaltar é, você já sabe corretamente as bases iniciais do footwork? Caso você tenha dúvidas de como as executá-la ou ainda não as conheça, sugiro que comece estudando as seguintes bases:

Agora já que você conhece as bases consideradas de grande importância para o footwork.

A preparação para o treino

De primeira mão vale ressaltar o quanto é importante para o bboy a sua preparação para o início do treino. Como sempre cito em tutoriais e dicas de treino, o quanto o alongamento é importante, então veja um artigo que escrevi falando sobre a importância dos alongamentos para bboys e bgirls. Em qualquer atividade física os alongamentos são indispensáveis, pois dar mais disposição para o atleta e, por conseguinte terá melhor desempenho em suas atividades.

Comece alongando primeiro os membros superiores e inferiores, sendo que nos membros superiores lembre-se de alongar bem as mãos e os punhos, pois durante a execução do footwork os punhos sustentarão seu corpo, e os mesmos deverão está bem preparados para receber os impactos causados pelos treinos. Em relação aos membros inferiores, alongue as partes posteriores e anteriores das pernas e coxas, faça movimentos rotatórios com as pernas, semelhantes aos que o Bboy Lilou faz quando está bem batalhas. Passe algum tempo alongando em posição de Lotus, e seguida deite-se e tente alongar sua perna puxando elas para traz, mas um pouco inclinada para os lados, fazendo desta forma você terá mais habilidades para fazer diversas variações de footwork.

Velocidade é primordial

Outro quesito importante na execução do footwork para que se cause um efeito explosivo quando se faz um drop para um freeze ou powermoves é a velocidade. A velocidade tem que ser explorada partindo de todas as variações existentes no footwork. Então, ao fazer qualquer session tente alcançar uma boa velocidade, fazendo desta forma você terá mais chances de proporcionar a sua sessions mais impulsos para outros movimentos e conseqüentemente ficará mais bonito e impactante, principalmente se você treina aderindo as bases de Peter Pan, Hook, Sling e no Hand footwork.

Comece dominando completamente todas as bases que as indiquei e disponibilizei no seguinte tutorial; Fundamentos Básicos do Footwork, a partir daí você quando treinar faça seguindo a seguinte técnica:

Se você faz dois CCs em 1 segundo, você tenta dobrar esse número usando o mesmo espaço de tempo, ou seja, ao executar o footwork, você vai contanto os compassos, da seguinte maneira: 1, 2, 1, 2, 1, 2… 1, 2, assim por diante, seguindo essa regra, em cada compasso tente fazer um maior número de CCs no intervalo de 1 ao 2. (Aqui citei o CCs apenas como um exemplo, mas você poderá treinar esta técnica usando qualquer outro atributo do footwork).

Organização entre as variações

Outra forma relevante para que você torne-se um expert em footwork é a forma como você organiza suas sessions. É importante você conhecer todos os fundamentos do footwork, mas também é importante que você aprenda usá-los, na dança breaking não exige do bboy apenas técnicas e domínio total dos movimentos, ela também requer que seja aplicada estratégia inteligentes para ser montada uma session bem completa e elaborada.

Com isso surge a necessidade do bboy ou bgirl organizar seus movimentos, então se você sabe No hand footwork, Godowns, Pretzel, Atomic style, Circulating, In your face, parabéns! Agora você tem que estudar e saber sincronizar essas variações para que você desfrute com inteligente e estratégia suas habilidades. Tem que haver harmonia entre os movimentos, sendo que essa harmonia não existe somente no footwork, mas sim em todos os fundamentos da dança.

Organização baseado nos dias da semana.

Em outro artigo da serie Dicas de Treino, criado pelo Bboy Alemão, ele explicou cientificamente como a organização nos treinos é importante para o rendimento do bboy, foi desenvolvido então uma tabela que ajuda na sua organização de seus treinos de powermoves, na tabela ele mostra bem detalhado um exemplo de como você pode organizar seu treino de powermove baseado nos dias da semana. Fundamentado nessa tabela você também pode montar uma tabela semanal, mas com apenas bases de variações de footwork, desta forma você irá se organizar melhor e terá mais disciplinas em seus treinos, veja um exemplo da tabela de powermove aqui, Dicas de Treino: Powermoves.

Cuidar bem da saúde para um bom desempenho

Cuidar da saúde pode ser uma boa dica não só para a dança, mas também para a vida, mas vamos debater um pouco sobre a importância da conservação da saúde na dança Breaking. O footwork dentre todas as qualidades e dificuldades nele apresentadas, a resistência é um dos fatores mais importantes para o bom desempenho. Como o footwork é um fundamento que cansa muito durante sua execução, é preciso que cuidemos de nossa saúde. Em qualquer modalidade esportiva é preciso que tenhamos disciplina e na dança breaking não é diferente, se você quer ser um bom bboy, é bom que fique longe das drogas; álcool, fumo e outras drogas, cuide bem de sua alimentação, e com certeza na hora de seu treino você terá mais rendimento e mais resistência, dessa forma você treinará mais e conseqüentemente evoluirá.

Durante nosso desenvolvimentos de tutoriais, vídeos aulas e dicas estaremos divulgando no nosso Twitter as melhores dicas que temos aqui no site, fique ligado, siga-nos no twitter Dicas Para Bboys.

 

8 COMENTÁRIOS

  1. Essas dicas são ótimas!!
    Sempre treinei footwork’s agr com essas informações irei treinar e montar minhas sequencias como deve ser…VALEW!!!
    Até mais.
    PEACE!

  2. kra essas dicas são muito boas eu gosto muito de power moves mais eu tambem sou apaixonado por footwork’s vou me esforçar pra faser belas entradas (sessions)

    vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here