Hoje em dia é muito comum entre os bboys, principalmente entre os bboys iniciantes, terem muita dificuldade em evoluir rápido nos movimentos, isso varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem um grau de habilidade diferente de outro. Mas o que muitos não sabem, é que para evoluir rápido não depende somente de suas habilidades inatas, mas depende muito da forma como essa pessoa treina.

Durante um determinado período estive a observar alguns iniciantes nos treinos, e pude perceber que a evolução, como foi dito antes, não depende apenas de habilidades, mas depende também de muita disciplina, técnica, persistência e paciência. A paciência é um fator primordial no desenvolvimento técnico de um(a) bboy/bgirl. E isso é o que vamos abordar neste artigo.

Como sabemos, ser bboy não é uma escolha fácil e/ou simples, pois exige muita dedicação, coragem e tempo. O tempo é uma primordial, já que, uma vez bboy, sempre bboy, mas o tempo que me refiro, é aquele investido na criação de uma session ou no aprendizado de qualquer movimento, pois o Breaking está em constantes mudança e sempre em evolução, com o surgimento de várias bases de fundamentos e introdução de bases e mais bases de movimentos, por isso é importante que saibamos aproveitar ao máximo esse tempo, pois, na dança bboying nunca sabemos de tudo, sempre tem uma inovação a mais.

Para desenvolver estas dicas me baseei em algumas instruções dadas por dois bboys que se destacaram em pouco tempo de treino. Toda essa evolução

Dois casos impressionantes

Primeiramente para mostrar que é possível uma evolução rápida envolvendo os mais diversos elementos da Dança Breaking, trago dois exemplos expressivos de bboys que em pouco tempo se destacaram dentre os outros bboys da região, no curto espaço de tempo, refiro-me ao Geovane e Jerlan (Bboy Boca).

Bboy Geovane

bboy_geovane_free_life_crew
Bboy Geovane executando o Footwork em praça pública

Bboy Geovane começou a dançar no início de 2011, mais precisamente no mês de março, hoje é considerado um dos melhores style head da região dos cocais, mês passado participou de uma freestyle de alto nível, com participações de bboys de 3 cidades  e mesmo com tantos excelentes bboys, Geovane chegou a té a final, e mostrou todo o seu talento e técnica adquirida em poucos meses de treino. Refiro-me ao Geovane só apenas pelo fato dele ter conseguido tal êxito, mas sim pela qualidade de sua dança que o mesmo mostrou na freestyle, vários bboys e bgirls vibraram e ficaram impressionados com tamanha a evolução.

Na curiosidade de saber o porquê dele ter evoluído tão rápido, fiz alguns questionários para saber no que se resumia seus treinos e sua dedicação pela dança. Confira alguns itens que contribuirão para a sua evolução tão rápida:

Quando não está treinando, passa a maior parte do tempo ouvindo e analisando as músicas;

  • Treina de forma organizada, usava uma tabela de treino;
  • Treina todos os dias;
  • Pesquisava as melhores técnicas para os fundamentos;
  • Buscava sempre ficar atualizada sobre as novas bases;
  • Sempre ouve os mais experientes, gosta muito de trocar experências;
  • Participava das cyphers com os amigos da crew.

Bboy Boca

O Gerlan, conhecido como Bboy Boca, é um caso incrível, que dificilmente em sua história de o mesmo ter aprendido tantos powermoves em tão pouco tempo. Bboy Boca é um dos melhores Powerhead do estado do Maranhão e Piauí e, o mais curioso, Bboy Boca aprendeu uma variedade de powermoves com tamanha perfeição em um curto espaço de 8 meses. Como membro da minha crew, eu mesmo acompanhei sua evolução e fiquei impressionado com sua capacidade de evolução tão rápida. Dentro de 8 meses, o Boca aprendeu os seguintes power moves:
  • Windmill
    • Air Plane Windmill
    • Nutcrackers Windmill
    • Headmill
  • Flare
    • Flare inverso
  • Air Flare
  • Headspin
    • Headspin drill
  • Muchmill
Realmente é um caso muito polêmico, como muitos as vezes passam até mais de 8 meses para aprender apenas o flare, Boca aprendeu não somente o Flare como também outros powermoves. Eu como membro da crew, pude acompanhar de perto, e posso afirma que isto é possível.
Conversando com o Boca, tive o grande prazer de entrevistá-lo e arrancar algumas informações precisas ajudá-los em seus treinos. Confira as dicas que o Bboy Boca compartilhou comigo e com todos que fazem parte da nossa equipe.
  • Alonga todos os dias, antes e depois do treino;
  • Sá passa para um determinado movimento só após ter pego um;
  • Treina todos os dias alternando: de manhã e a tarde, tarde e noite ou manhã e noite;
  • Sempre busca novas técnicas;
  • Sempre focado nas dicas dos mais experientes.

Conclusão

Alguns detalhes em relação a todo desempenho deve-se também por ele já ter participado de um circo e ter bastante flexibilidade, no decorrer de seus treinos, podemos ver claramente como o ele dar uma certa importância para a questão de alongar sempre. Analisando todos os critérios de treinos dos dois bboys citados no mais diversos estilos você pode tomar suas próprias conclusões, no entanto, preparamos algumas dicas para facilitar seu aprendizado, confira;

6 COMENTÁRIOS

    • Benedito, a possibilidade de você evoluir rápido só depende de você, de todo o seu esforço e disciplina, no entanto, realmente treinar só, é muito ruim, pois você tendo um parceiro fica mais fácil e o treino passa a ser mais divertido e proveitoso. Mas treinar só não impedi você de evoluir rápido!

  1. Tudo que se pode acresentar é bem vindo
    Mas o ideal na vida PRIMEIRO é o conhecimento depois a disciplina ai vc não terá limites
    fica a DICA salve

  2. Cara eu comecei essa semana a treinar break e ler sobre esses dois casos de evolução na dança só me fazem pensar em querer treinar mais e mais, eu agradeço pelo post pois isso é um bom motivo para eu continuar nesse caminho que eu quero levar para a vida inteira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here