breakdance_erroA Dança Breaking por ser uma dança muito difícil e que na maioria dos casos passa a ser uma dança muito perigosa pelo fato de ter movimentos que exigem muito treino e técnica para evitar acidentes indesejáveis, É muito comum ver nos treinos de Breaking acidentes que muitas vezes poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção e preparação, essa preparação muitas vezes parte de iniciantes, isso pelo fato de ainda não terem coordenação motora suficiente para a prática do Breaking e, essa dança passa a ser literalmente um break. Neste artigo, iremos conhecer dicas importantes para evitar esses acidentes nos seus treinos.

Alongamentos e aquecimentos como forma de prevenção

A falta de aquecimento e alongamentos nos treinos são os maiores fatores que contribuem para provocar acidentes nos treinos. Sabemos que a falta dos alongamentos podem contribuir para provocar lesões e fadiga muscular, além disso a falta de alongamentos e aquecimentos podem resultar em movimentos menos preciso e ocasionam menor consciência corporal, deixando assim o bboy com menos coordenação e agilidade para evitar tais acidentes. Consideravelmente os aquecimentos seguido de alongamentos têm sua contribuição para atalhar acidentes em seus treino.

Além de evitar acidentes os alongamentos quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

  • reduzem as tensões musculares;
  • relaxam o corpo;
  • proporcionam maior consciência corporal;
  • deixam os movimentos mais soltos e leves;
  • previnem as lesões;
  • preparam o corpo para atividades físicas;
  • ativam a circulação.

Em outro artigo abordamos a importância do aquecimento e alongamentos antes e depois dos treinos.

O uso de acessórios são indispensáveis

Na Dança Breaking existem muitos movimentos que exigem muita técnica em sua execução, muitas vezes para aprender esses movimentos é quase inevitável quedas e tombos, como são comuns nas práticas de Power moves (Giros e saltos, que em certos casos é necessário que o Breaker tire seu corpo totalmente do chão) e tricks combos. Evitar esses erros são praticamente impossível, então a melhor forma de precaver esses tombos são o uso de acessórios. A seguir confira uma lista de acessórios indispensáveis para bboys e bgirls;

  • Joelheiras
  • Cotoveleiras
  • Headspin Hat
  • Munhequeiras
  • Tênis

Escolher um bom local de treino

O local de treino pode ser um fator que mais contribua para acidentes. É preciso ter listado em mente alguns atributos que o seu local de treino deve ter, veja alguns;

Local de treino amplo para colisão entre os parceiros de treino ou até mesmo bater em móveis ou objetos dentro do ambiente de treino. Até porque, existem muitos casos que os breakers têm que fica alternando entre um e outro. Local de treino apertado, além de promover acidentes, também atrapalha no desempenho individual e de toda crew.

Outro ponto importante na escolha do seu local de treino é a qualidade do piso, isso porque a qualidade do piso influi muito no desempenho, além de evitar que você se machuque quando seu corpo entrar em contato diretamente com o piso. O mais aconselhável seria a escolha de um piso em xadrez ou lavado. Evite piso em cerâmica, pois o mesmo além de atrapalhar em treinos de Spin moves, também causa lesões no corpo.

Cuidado ao treinar os Suicides

Não sou contra os que praticam, mais o que existe de bboy atualmente achando que vai impressionar alguém ou vencer alguma batalha com o auxílio de Suicides são muitos. Existem diversas maneiras de fazer movimentos Suicides sem se arriscar sem nenhum preparo, então antes de praticar algum movimento suicida, reveja seus conceitos em relação o uso desses movimentos. Caso você ache necessário a incrementação desses movimentos em sua danca, veja se o mesmo futuramente não irá causar danos. Particularmente já vi casos de bboys que deixaram de praticar até mesmo a dança por causas desses movimentos.

Conclusão

A Dança Breaking para muitos pode ser uma dança perigosa, mas creio que praticando-a de forma saudável pode ser uma forma de qualidade de vida para muitos. Erros, tombos podem ser evitados, no entanto, vejo que as vezes, quando leves, podem servir até como uma forma de mostrar pra você mesmo que é capaz de levantar novamente e consegui realizar aquele movimento que antes considera impossível.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here