Como conseguir Resistência rápido

A resistência está mais vinculada a sua metodologia de treino do que necessariamente com a frequência e duração dos treinos. Conheça algumas dicas para aumentar sua resistência nos treinos.

41

O Breaking é uma dança que depende de vários fatores para que ela seja bem executada, e um dos mais importantes é a resistência física.  Em um artigo anterior, desenvolvemos algumas dicas importantes para que você tenha mais resistência e força física para a execução de muitos movimentos que dependem desse preparo. Neste artigo deixamos dicas para ganhar tanto massa muscular quanto resistência física, já que muitos bboys dão mais ênfase ao físico. É verdade que, como muitos alegam, a resistência física é só uma questão de apenas treinar, mas o que muitos ainda não sabem é que existem técnicas que ajudam o indivíduo a consegui essa resistência mais rápida.

bboy_air_chair
Certamente para fazer um Air Chair desse é preciso muita resistência.

Primeira coisa que temos que ter em mente é que resistência requer muita disciplina, dedicação e uma boa alimentação, um dos fatores que mais contribuem para o ganho de resistência física é a corrida, mas como somos bboys e queremos ganhar essa resistência rapidamente, ao invés de correr, que consideravelmente gasta um grande número de calorias e consequentemente energia, podemos mudar para Top Rock e/ou Footwork, já que esses dois fundamentos requer uma resistência muito grande.

A resistência física é alcançada com esforço, um dia atras do outro, ou seja, se queremos ganhar resistência física para fazer o Flare, teremos que treinar o Flare em sequencias de quantas voltas nós conseguirmos fazer, e durante o treino fazer um número razoável de vezes, e no outro dia tentar fazer o mesmo número de vezes que o dia anterior, mas acrescentando mais algumas voltas nas sequências.

Muitos bboys quanto estão dispostos a ganhar resistência física rapidamente, eles geralmente tentam forçar o máximo durante cada treino, e isso é totalmente errado, partindo do princípio de que o nosso corpo têm limites, lógico que temos que alcançar esse limite a cada dia, mas devagar e usando métodos. Afinal de contas:

“A pessoa sem uma metodologia tá fodida nessa vida.”
Albert Einstein

“Quem não tem métodos é um zé-ruela.”
Carl Jung

Para tudo tem um método, pois apesar de ser mais eficaz e proporcionar melhor desempenho em qualquer atividade, ganha-se tempo e, no nosso caso, mais resistência. Cada organismo segue uma regra, ou seja, muitas pessoas podem ter mais desempenho após ter corrido alguns minutos e outras já se adaptam mais fazendo alongamentos, mais o que muitos não sabem é que os alongamentos perto das horas de treinos podem diminuir seu desempenho, como vocês podem ver com mais detalhes no artigo a seguir – Alongamentos podem reduzir desempenho.

Pesquisas demonstram que alongar-se antes e depois do exercício não previne lesões e que alongamentos intensos prejudicam o desempenho em atividades que precisam de força muscular. Entretanto, alongar-se em horário separado é importante para manter a flexibilidade, essencial para o exercício.

Então para reverter esta situação é necessário que horas antes do treino você alongue. Exemplo, se você for treinar pela tarde faça alongamentos pela manhã, ou todos os dias depois do treino alongue, que é o que recomendo para todos. Nos primeiros dias será dificil, pois seu corpo já acostumou com alongamentos com poucos minutos antes do treino, também é importante ressaltar que como você vai alongar várias horas antes do treino, é necessários que minutos antes do treino você fazer exercícios de aquecimentos.

Com a integração dessas dicas em seus treinos, nos primeiros dias serão difícil e seu rendimentos diminuirá um pouco devido as mudanças repentinas e o tempo que seu organismo leva para se adequar a esse novo método de treino, mas com o passar de alguns dias os resultados serão imediatos.

41 COMENTÁRIOS

  1. Olá Bboy Guil,

    Será que não tem como substituir a corrida por outra coisa?, pois eu faço flare, air flare giro de cabeça e já to morrendo, não é só isso também, eu só faço o Footwork e já fico cansado e não consigo mais fazer flare ou air flare, tenho certeza se eu pegasse uma resistência assim minha vida melhoraria e eu ficaria muito feliz, eu amo move mais canso ao fazer duas voltas.

    grato!!

    • Weslley, como já falei aqui no site diversas vezes, o Flare é um dos powermoves que mais exige força e resistência do Bboy, em muitos métodos de treino de powerheads ou “bboy completo” o flare esta destacado como um movimento que deve ser treinado todos os dias, isso porque além de ele requerer bastantes esforço físico ele também dar um melhor condicionamento para o praticante, se você conhecer uma tabela de treino formulada sistematicamente pelo Bboy Alemão, que é fera nos moves e também é professor de educação física, você pode perceber que o Flare está presente nos treinos todos os dias.
      Então se você tem dificuldade em treinar move sem perder rendimento sugiro que você leia este tutorial explicando melhor http://wp.me/p1s6HQ-2sr. Um detalhe, seguindo as dicas deste tutorial você deve reeducar sua respiração enquanto treina, a respiração é um dos fatores mais importantes quando se trata de resistência física. Tente executar os moves respirando, pois por estranho que pareça, muitos bboys hoje não sabem respirar enquanto treinam, fazem uma session, quanto terminam estão ofegantes, isso porque eles não reaprendem a respirar enquanto treinam

    • Mano vc pode estar desidratado, quando comecei a treinar tricks também me sentia assim, e isso me prejudicava muito, passe a tomar bastante águe e resolvi o problema!

    • cara ou vc tambem pode ter augum problema de pumao ou coisa do tipo como asma ou coraçao fraco kkk.
      Zuera cara ai mas e o que falaram ai cara bebe bastante agua e respirar fundo para filtrar o sanguem o oxigena o corpo para continuar.
      Comigo da certo.
      Boa sorte.

  2. Obrigado Bboy Guil, pela resposta rápida, vou seguir as dicas que você me passou, inclusive a tabela de treino, é verdade eu não respirava enquanto fazia flare, air flare, durante os move, acho que deve ser por isso que estou cansando muito, vou começar a mudar minha rotina aos treinos, graças a seu site e suas dicas, vlw mesmo.

    • Cara esse lance de respiraçao e muito importante, na verdade e o mais importante acho que no aspecto de resistencia, nos footworks que voce falou q fica cansado tambem, eu sou um bboy que treina muito footwork e treino tbm powermoves, vou te dar uma dica facil de voce intender todo movimento tem um momento leve e outro pesado isso e de prache raros sao movimentos que voce nao tem um descanço que seu corpo nao pode relaxar, vou usar um powermove e um footwork como exemplo.
      Moinho bom no moinho quando voce pega ele na base e a hora que voce nao pode respirar(quando esta com a mao em contato com o chao) quando voce esta nas costas e a hora que seu corpo tem mais espaço pra relaxar e a hora que voce solta o ar (obs: isso no moinho de base o primeiro que voce aprender normalmente)
      Six Step uma boa hora pra voce soltar o ar no six step e a hora que voce esta com os 4 membros no chao que e no terceiro tempo e a outra hora e o sexto tempo que e quando voce termina a volta do six tep, no 3 step tbm no terceiro tempo e uma boa hora para soltar o ar pq e a hora q voce marca voce da uma parada pra marca o tempo da musica tbm…espero ajudar.

  3. Então já faz um ano hj que sou b.boy e ainda não aprendi fazer o flare, não passo + que uma volta, o único power moves que faço é o muinho de vento de varias formas. Como eu faço para aprender outros power moves + rápido e com mais resistência ?

  4. Então!!! treino headspin já faz alguns meses e não faço mais que 3 voltas diretas, e quando faço com as mãos no chão, não consigo ficar chutando a perna e ai não ganho velocidade! E ai o que eu faço? Como eu treino ??
    muito obrigado falw……

    • O que deve está acontecendo, é que você está treinando de forma errada, ou seja, a sua base esta errada, pois não é normal treinar mais de um mês, o Headspin, e não consegui fazer três voltas. Acho que você deve rever sua forma de treinar e pedir auxilio de alguém que já saiba. Uma forma que eu analiso meus movimentos quando estou aprendendo, é gravar e ver onde estou errando, tente fazer isso.
      Poderia dar várias dicas de como você deve treinar, mas vou te indicar este tutorial que pode lhe ajudar bastante, tem o vídeo aula e o texto abaixo esclarecendo alguns pontos importantes. Clique Aqui

  5. Valeu B.Boy Guil, agora o meu Headspin já esta saindo bem melhor, você me falou para pedir auxilio de alguém que já saiba. + na minha cidade não tem e agora ? Vc ñ tem msn pra me dar umas dicas de treino? Se for possível me passe to precisando vlw ….

  6. E ai B.boy Guil blz ?? Então mano, agora já estol passando varias voltas no headspin, agora é soh manter o equilíbrio girando!! como consigo isso ?? Eu precisava de uma ajuda com o meu flare também, não passo + que duas voltas, ta muito difícil mano…. muito obrigado pelas dicas flw……

    • Opá, fico feliz por você já está tendo resultados no Headspin. Agora para você manter o giro constante é só treinar bastante, essa parte não tem segredo, o que vale mesmo é treinar. Em relação ao Flare, ele já é um pouco mais complicado, mas aqui no site, deixei umas dicas preciosas para quem quiser aperfeiçoar o Flare. Veja esta artigo: Dicas para melhorar o Flare.

  7. E aew B.boy Guil fmz ? Então!!! se eu treinar o flare, com um peso de 2 quilos nos pés, ajuda passar com + velocidade e + resistência ? ou não é a mesma coisa ? Com esse peso, eu treino saltos mortais e da resultados, sera com o flare da diferença?

    • No caso, isso é mais indicado para quem já sabe o Flare e pretende melhorá-lo. Como você disse que ainda não consegue fazer várias voltas, ou seja, ainda esta em fase de aprendizagem, sugiro que apenas treine tentando ultrapassar o tanto de volta que você fez na volta anterior, também é importante que você alongue bastante antes e depois dos treinos, pois o Flare é um dos powermoves que mais exige força e flexibilidade. No tutorial que lhe indiquei tem outras dicas importantes para melhorar o desempenho no Flare.

  8. E ai B.Boy Guill blz ? Então mano, eu to quase pegando o elbow air flare, já consegui cair certinho de cotovelo mais ta muito difícil cara, sera que tem uma base certa para treinar? um alongamento correto para fazer antes de praticar esse move ? Se for possível me passe umas dicas ai mano, flw+……..

    • Maicon, isso é muito comum em qualquer tipo de atividade física, no entanto as dores são mais frequentes quando você ainda não está adaptado aos treinos, é uma questão de costume. Quando seu corpo acostumar com suas rotinas de treinos as dores serão menos intensas.

  9. E ai B.boy Guill o que eu faço com os meus pulsos mano, eles estão doendo na hora que vou praticar o meu flare e outros movimentos no chão como Footwork e etc , vocês também tiveram ou tem essas dores? Flw…..

    • Isso é uma das coisas mais comuns nos treinos de power moves, já que em todo tempo o bboy sustenta todo o corpo sobre as mãos. No flare isso não é diferente, e também o impacto é maior que outros powermoves. Passa alguns dias sem treinar power moves, pois o problema pode se agravar e você poderá passar mais dias sem treinar, do que apenas de 2 a 3 dias.

  10. Bboy Guil, segui suas dicas, respira durante os treinos de move inclusive o Fortwork e posso te dizer que me ajudaram muito, consigo passar mais voltas no Flare e Air Flare, inclusive já posso fazer sequências de move, muito obrigado por montar um site que possa nos ajudar com dicas que na verdade são melhor que aulas com professores, muito obrigado mais uma vez.

    • Méck, primeiramente parabéns pelo seu desempenho em tão pouco tempo de treino e pela sua dedicação. Em relação ao headspin, vejo que você ainda tem um pouco de dificuldades se tratando da relação braços e pernas. Primeiramente, você tem que começar numa posição que lhe dê mais equilíbrio, você antes de treinar o headspin, tente ficar bem equilibrado, pelo menos enquanto está aprendendo, o segundo ponto e o mais importante é fazer um coordenação entre as braços e pernas, ou seja, você tem que girar primeiro as pernas até quando o mesmo impulso que você usou para girar as pernas puxe o seu tronco a ponto de fazer com que suas mão dê uma volta completa fazendo com que você chegue na mesma direção, tente dar o giro completo e colocar suas mãos onde estavam, evite de ficar quincando em vários lugares, de pouco em pouco, faça isso apenas se você ainda não consegue dar o giro completo, se ainda não consegue tente girar o máximo buscando apoiar as mãos sempre no mesmo lugar.

      Veja este vídeo que encontrei e adicionei aqui no site, é um dos melhores vídeos aulas que já vi Vídeo Aula Headspin. Veja no minuto 2:20 e 3:17, são as dicas mais preciosas do vídeo.
      Aproveite e leia as dicas abaixo.
      Bom, espero ter ajudado.
      Fica na Paz e Bons Treinos!

  11. Bom bboy Guil … eu estou voltandoo a treinar .. nee. pois tive um acidentee.. e acabei machucandoo o meu pé . e tive qee parar de treinaar’..
    Bom eu qeria saber.. see existee alguma técnica pra pegar Tricks and Combos..
    So super apaixonada.. por tricks’.. e tipo sou um pocoo gordinhaa. maiis tipo isso nun me atrapalha’,. Tipoo tenhuu . força e tals’..
    Mais qndoo vouu .. fazer algum movimentoo . sintoo medoo sab’..
    Qeria saber see tein alguma tecnica.. pra pegar tricks mais rapidoo .. e alguma pra perder o medoo ..

    Fallow,.. man’..
    Esperoo sua respostaa paz

  12. Salve b boy guill, beleza ?
    Então cara eu precisava de umas dicas para treinar o invert, quando eu faço, eu não fico muito reverso e muito meno consigo trazer as pernas !! me manda umas dicas ai valeu falo!!!!

    • O principal que você pode fazer é treinar bastante, pois o Air Flare é um powermove bastante complexo, no qual exige muita técnica e equilíbrio, no entanto você antes de praticar, faça esquadros. No artigo, tem explicando o que é esquadro.

  13. eu sou iniciante e meu maior sonho e ser b-boy e tenho 15 anos o macimo de power moves que faço e o windmill(moinho de vento) mais so umas voltas como faço pra ganha resistencia facil e em quanto tempo eu devo levar pra adquirir essa aresistência? ah e eu queria muito aprender o corta vento sera q vc poderia passar uma video aula pra min? se puder eu agradeço

  14. quando que vcs vao postar mais videos,fazendo tudos os tipos de footworks,se possivel ,
    gostaria de apreder mais tipos de footwork que existi no break dance.

  15. Meu nome é Natalia tenho 16 anos, amo dança, acisto varios filmes de dança queria aprender a dançar como eles mais não concigo, oque eu faço pra deixar fluir oque tem dentro de mim?
    Escuto as musicas e tenho uma vontade enorme de sair dançando mais vai,

    • Natália, primeiramente gostaria de agradecer pelo seu comentário. SEja bem vinda.
      Bom, a Dança de Rua por si só já é bem difícil, para que ela venha fuir naturalmente é necessário que você primeiramente, treine os fundamentos básicos, tais como; Top Rock, Footwork e freeze. Aqui no site, temos um guia passo a passo para iniciantes, considere a acessar o link e tenha bons treinos.
      Qualquer dúvida, entre em contato conosco que nós iremos te auxiliar.

  16. Man. gosteii mto das dicas’… ultimamente eu to tendo mta dificuldade em relação a resistencia nos treinoos.. To fora do peso, e tava um tempo sem treinar.. Achei mto legal na parte da corrida eu ja fiz,, e ajuda pra caramba’…
    Parabens pelo sitee.. man 😀

  17. eu estou louco para aprender a dançar break , dança de rua mais aqui onde moro nao tem escolas de dança eu tenho 1,85 de altura não tenho muita resistencia mais nao canso tao rapido nao sei fazer quase nada to no nivel 0 ainda. gostaria que alguem me ajudaçe e me treinaçe me desse mais dicas … aqui está meu face ser alguem estiver interessado o a me ajudar http://www.facebook.com/marcondesvinicios agradeço a todos . viva a dança 🙂

  18. dae beleza???? olha é o seguinte … eu comecei treinar o air flare e tambem muitos alongamentos … e começou a dor uma dor na coluna quando dobro ela para frente … e essa dor chata sumia e voltava toda ora em torno de 2 semanas , entao agora ela voltou um pouco pior até q vou ficar 3 dias sem treinar breaking … isso é comum?

    obs: a dor é mais intensa na no final da coluna la em baixo , dói forte quando dobro o corpo pra frente por exemplo pra pegar algo q caiu no chao ….

    • Olá Kevin,
      Depende de vários fatores: se você começou a treinar a pouco tempo, se está se aquecendo antes de alongar, se está alongando corretamente antes de cada treino, se fez algum movimento brusco no qual forçou sua lombar (a região inferior da coluna), etc.
      Kevin, eu já sentir fortes dores na região lombar durante um período em que fiz um suicide sem está aquecido, passei alguns meses sofrendo com essa dor, ou seja, se tratava de um acidente o qual eu fui negligente. Mas também já senti dores fortes na mesma região sempre que eu treinava o moinho, pois minhas pernas descia muito pra cima do tórax, o que acabava forçando essa região.
      O que posso dizer a respeito é que isso não é comum, a não ser que você esteja se adaptando aos treinos. Do contrário, recomendo que você aqueça bastante antes de alongar, depois alongue levemente e faça treinos leves até que você esteja se sentido apto para fazer treinos mais pesados, pois problema na coluna, se mal tratado, pode se agravar.

      Espero ter lhe ajudado e bons treinos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here