Publicidade
Início Tutoriais Dicas de Treino Posição correta para treinar o Footwork

Posição correta para treinar o Footwork

3
Publicidade

Para o bboy, o footwork é um dos fundamentos mais importantes para o desempenho de um bboy. O footwork possui dezenas de bases e combinações ilimitadas entre todas as bases, a possibilidade de criar sessions e mais sessions depende muito do nível de conhecimento de bases de footworkde cada bboy, ou seja, quanto mais bases o bboy conhecer, maior a possibilidade de construir e reinventar sessions é maior.
Para a execução do footwork é necessariamente que ele seja rápido e limpo, dependendo muito de como se treina, o bboy terá facilidade de desenvolver esses critérios, hoje trago à todos algumas posições que podem facilitar no treinamento do footwork.

Primeiramente devemos conhecer detalhadamente o posicionamento das bases, pois a maior dificuldade que muitos têm em treinar o footwork é devido a posição errada que muitos ainda usam. Já faz algum tempo que venho analisando e testando algumas posições de footwork, e percebi que dependendo de como você se posiciona, você terá ou não um bom desempenho e desenvolvimento do footwork, algumas posições proporcionam mais rapidez, outras mais leveza, no entanto, outras atrasam, cansam e pesam no treinar do footwork.

Posição das mãos

Publicidade

A posição das mão influi muito no desenvolvimento do footwork, portanto, se você aprendeu e já é acostumado praticar o footwork posicionando as mãos de forma que toda a palma fique em contato com o solo, tente acostumá-se posicionando apenas as extremidades dos dedos, sendo que o peso de seu corpo fique sustentado apenas sobre os dedos. Posicionando dessa forma você terá maior possibilidade de acelerar ainda mais seu footwork, deixando consequentemente mais leve e limpo.

Treinando apenas com as extremidades dos dedos ao invés de colocar toda a palma da mão no chão, você verá a diferença imediatamente. No começo é comum que você ache um pouco estranho, mas notará que ficará mais bem posicionado e alto, fazendo com que seu tronco fique mais equilibrado e suas pernas mais livres para executar bases que antes você fazia com esforço.

Posição das pernas

Em relação a posição das pernas é necessário que você mantenha-as sempre próximo ao centro, junto as pernas, evite de deixá-las distantes, deixando distantes, você perceberá que o peso nas mãos e nos braços aumentará e consequentemente você cansará mais rápido e a execução do footwork ficará mais lenta, já que estará esforçando-se mais.

As pernas na maioria das bases nunca ficará totalmente esticadas, se manterá sempre semi-flexionadas, mantenha principalmente das bases de Footwork in face os joelhos um pouco distantes, pois assim, você terá mais equilíbrio, dando assim mais limpeza na execução.

Outros detalhes

Outros detalhes que podemos complementar é em relação ao posicionamento da cabeça, pra onde você fixa o olhar, pois como muitos podem observar, o olhar é de extrema importância para qualquer dançarino, pois percebe-se que muitos bboys quando estão executando o footwork, eles mantêm o olhar fixo nas pernas ou para o chão, ou seja, para baixo. É preciso que mantenha-se o olhar sempre fixo para a platéia ou para o seu oponente, em caso de batalhas, desta forma, você passará mais confiança em sua dança.

Essas dicas foram estudadas e analisadas pensando em como podemos melhorar nosso desempenho na execução do footwork, espero que você coloque em prática e assim possa usufruir dessas técnicas que foram de grande importância para muitos bboys e bgirls que já testaram e puderam comprovar sua eficácia.

Até a próxima e bons treinos!

Publicidade

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here