Muito se tem  questionado os novos estilos que têm survido nos últimos anos no Breakdance, esses estilos surgem cada vez mais, fazendo com que muitos percam a essência da dança. Ao longo de muitos anos, desde sua fundação até os dias atuais, a Dança breaking têm passado por grandes transformações, com a introdução dos fundamentos pelos Rock Steady Crew, vem para sistematizar a dança de uma forma que ela seja bem definida, nos anos 70 são elaborados o que conhecemos como; Top Rock, Footwork e Freezes, mas o que vem acontecendo é que muitos têm perdido a verdadeira essência da dança introduzindo técnicas, antes nunca vista, que por via das dúvidas muito eficazes, mas de forma errada. Pois, muitos dos que têm se aderidos a estes novos estilos têm “esquecido” dos fundamentos, da verdadeira dança.

A questão que iremos aborda neste artigo, são algumas dicas para evitar que a dança se perca nos diversos estilos que têm surgido, não levando em consideração os aspectos que fazem da dança breaking ser realmente dança ser Breaking.

Não perca a essência da Dança

 

Rock Steady Crew
O Rock Steady Crew sugere que os footworks fossem enfatizados

Primeiramente para que possamos inventar novas tendências na dança breaking precisamos conhecer suas origens, ter respeito aos que contribuiram para com que o Breakdance seja o que é hoje. Precisamos ter em mente os aspectos, os fundamentos da dança, para não perdermos a real essência da dança, caso o contrário a dança breaking passará apenas como um modismo, não como uma cultura rica e grandiosa que é ela. É muito comum hoje em dia ver novos adeptos a dança breaking quererem introduzir movimentos que não fazem sentido algum na dança. Pego como exemplo muitos flexheads que não conhecem a essência, entrarem na roda e simplesmente não dançam, não possuem técnicas de dança, apenas se contorcem, ou seja, não que eu tenha algo contra os Flex, pois eu mesmo as vezes me uso da minha flexibilidade para construir sessions, mas o que estou me referindo é como são executadas as “sessions” de flex, sem nenhum fundamento, sem dançar, apenas fazem contorcionismo, baseando-se nisso devemos introduzir novos estilos tomando cuidado em não perder a essência, cito novamente.

 

Se você quer construir uma session introduzindo movimentos de contorcionismo, faça, mas faça acompanhado com Top Rock, Footwork, então assim será considerada dança breaking, não apenas contorcionismo.

Os Tricks Combos e os Fundamentos

Outro ponto importante nessa artigo a ser citado é a respeito dos Tricks and Combos, um estilo que têm crescido muito nos últimos anos que proporciona aos bboys uma grande possibilidade de bboys construirem sessions super poderosas, com grande grau de impacto e dificuldade. Mas por ser um estilo muito difícil e exige muita dedicação dos Tricksters, a maior parte de seus treinos treinando e/ou constuindo suas sets, por esse motivo, o que têm acontecido muito, é eles, principalmente os iniciantes, esquecerem de treinar os fundamentos para se dedicarem somente aos Tricks and Combos.

Por isso é importante que ao treinar, seja dado ênfase naõ somente nos Tricks Combos, mas também aos fundamentos, dessa forma você estará mais apto a participar de batalhas e prestará o devido respeito à todos que contribuíram e dedicaram seu tempo criando bases para enriquecer a dança.

Os Power moves e os Fundamentos

Os Powermoves, como muitos já perceberam estão na mesmo situação que os Tricks and Combos, mas quando se trata de história, eles deram uma grande contribuição ao Break Dance desde o seu nascimento, quando eles foram introduzido na dança Breaking, até os dias atuais, mesmo não sendo considerado fundamentos, eles serviram com grande contribuição para o crescimento da dança e trouxeram grandes adeptos a dança por ser atraentes e proporcionar um bom rendimento físico aos bboys. Por ter sido uma categoria que tem crescido muito nos últimos anos houve a necessidade de classificar os adeptos ao estilos, os bboys que são mais focados nos powermoves são conhecidos como Powerheads.

Mas como já foi citado em outros artigos, eles têm sido foco de muita discussão em todo o mundo, pois nos critérios de julgamentos não se pode levar em consideração apenas os powermoves, já que eles não são considerados Fundamentos, como já foi citado acima, ou seja, em uma batalha o Breakers tem que apresentar sua dança, não somente os Power Moves. Resumindo, Powermoves sem Fundamentos não é dança. Então, não esqueça de além de treinar Tricks Combo, Power Moves, flex, abstract ou qualquer que seja, nunca esqueça dos fundamentos.

Se você tem sua opinião sobre o assunto, disponha, use o formulário de comentários.

 

6 COMENTÁRIOS

  1. Cara isto é uma realidade que lamento até hj.. rs.. sou do litoral de sampa.. de Mongaguá pra ser mais exato.. treino o Bboing a 8 anos mais ou menos..
    e me sinto um lixo ..” na verdademe sentia.” pois as bases de break q tive aqui foi de power move, e sempre via a galera fazendo sessions e nunca tinha vontade de treinar fundamentos.
    enfim todo lugar q eu ia via a galera fazer sessions e eu sem nenhuma..
    rs. mas passei a treinar fundamento e me sinto muito mais bboy … treino muito meus moves ainda.. mas com pitada de fundamento.. parabens pela matéra. a essencia da dança é justamente oq vc falou. vlw;

    • Thiago o seu depoimento é inspiração para muitos que se encontravam ou se encontram na mesma situação que você passou, realmente depois que passamos a treinar fundamentos e construir sessions passamos a nos sentir mais bboy.

      Paz para você e evolução sempre.

  2. pode crer ! ! ! no meu caso ja xega de uma forma diferente, eu treino muito fundamento e tenho dificuldade em power move mas grasas a vcs q me exxpiram eu vo continuar m esforçando pois nao me sinto bem em xegar em uma roda de b.boys de cara limpa sem nenhum power move pode ate ser frescura minha mas nao me axo suficientemente capas contra um bboy q tem power move :[

  3. eu adoro a dança de rua e queria muito aprender, apenas tenho 12 anos, então isso torna mais difícil de eu aprender meu tio antes de começar a trabalhar ele ia dançar dança de rua na rua com meus vizinhos e eu ficava olhando acho isso muito legal quero muito aprender

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here