Dicas de treino Break Dance – Freezes

6

As Freezes exercem um grande papel na session de um bboy, é o ponto em que o bboy tem que demonstrar todas as suas habilidades e domínio sobre o seu corpo. É de grande importância para o bboy que ele domine totalmente esses movimentos que em alguns casos se torna decisiva numa batalha. No decorrer de uma session se o bboy não segurar uma no tempo de 2 ou mais segundo pode-se comprometer sua session inteira, por esse motivo vou abordar algumas dicas que irão lhe ajudar a melhor desenvolver e dominar as freezes.

Partindo das principais Freezes

O primeiro passo que devemos conhecer para melhorar nossas freezes é conhecer primeiros as Freezes Básicas, pois a partir dessas freezes podemos partir para outra categoria de freezes que são conhecidas por nós brasileiros como variações, ou seja, se você quiser evoluir em suas freezes, você terá que aprender as famosas freezes básicas, veja algumas delas a seguir:

Essas freezes assumem um papel importante em toda trajetória de um Bboy/Bgirl, elas servem de apoio para várias outras freezes, quando você está na execução de uma session e não encontra suporte para qualquer outra freeze mais difícil então você pode usufruir de toda a simplicidade e dinâmica dessas freezes, partindo você pode ir para qualquer outro movimento desejado. Então se você quiser ser um expert em freezes comece pelas mais fáceis e básicas, fazendo dessa forma poderá ter grandes êxitos em suas freezes.

Preparo físico

break_dance_freezeA maioria das freezes o bboy tem que sustentar todo seu corpo sobre os seus braços, mas para isso é preciso força e resistência, principalmente porque as freezes servem de como uma forma de fechar a session e no decorrer de sua session seus músculos já estão um pouco cansado e se você não tiver resistência dificilmente segurará a freeze pelos 2 segundos. Partindo desse ponto de vista, a melhor opção para que você se torne apto a dominar qualquer freeze um ponto fundamental é os exercícios físicos para melhorar sua capacidade física.

Eu conversei com um professor de educação física e perguntei qual o melhor exercício que ele indica para esse tipo de atividade, no caso o Breakdance, e o mesmo me respondeu que as flexões de braço, para os bboys é a melhor opção, pois as flexão dão melhor condicionamento físico e resistência para os músculos do tronco, abdomem e braços. Então antes e/ou depois de seu treino faça algumas flexões e você terá melhor resultado em seus treinos. Mas atenção, não faça muitas flexões a ponte de comprometer o seu treino.

Flexibilidade ajuda no equilíbrio

As freezes para ela ser bem limpa, exige bastante flexibilidade, pois a maioria das freezes requer muita flexibilidade, principalmente na coluna e nos membros inferiores, posteriormente nos ombros. As freezes altas requerem que a coluna tenha uma elasticidade muito grande, como por exemplo, o escorpion e o carpado, essas duas freezes, quando bem elaboradas dentro de uma session elas podem causar um grande impacto, mas dependendo muito das técnicas e a habilidade com que ela é executada, por isso, trabalhe bem a região da coluna. No post a seguir você encontrará alongamentos específicos para bboys e bgirl: Alongamentos Para Bboys e Bgirls.

Repetição gera perfeição

Pode ser que filosoficamente eu esteja errado, mas no break dance a repetição gera a perfeição, isso porque quanto mais você repeti suas freezes maior domínio sobre elas você terá, então se você já sabe ou domina bastante uma freeze tente repeti-la mais adicionando atributos à ela, assim você terá mais destaques quando as executá-las.

O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.” (Max Weber)

Ao longo de nosso aprendizagem online aqui no site iremos abordar outras dicas para lhe ajudar em sua carreira como bboy. Em breve este tutorial será mais atualizado. Se você tiver sugestões para melhorar este post, entre em contato comigo pelo formulário de contato.

Abraço à todos e evolução sempre!

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá!… estou sempre por aqui, sou uam grande fão do site.
    Vim de encontro a este post e gostaria de tirar uma grande dúvida…
    Estou montando meu plano de treinamento para ser Bgirl, mas não sei exatamente por onde começo ou com o que, digo:
    Qualidades físicas a serem treinadas?
    -força, resistência, flexibilidade…? (algo mais?…)
    Como treiná-las direcionada à dança? @,@
    Em relação aos fundamentos: Freezes, Top rock e Foot Work: por qual começo a treinar primeiro? Todos juntos em dias diferente s na semaa ou no mesmo dia…??

    Enfim, estou meio perdida, se puderem dar 1 norte… 😉 bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here