Dicas para organizar melhor os treinos

4

Para ser um bboy de prestígio é preciso muita dedicação e disciplina nos treinos, técnicas são precisas para quem está em constante evolução na Dança Breaking, no entanto, muitos bboys esquecem que só organização na hora de treinar determinados passos é tão importante quanto às técnicas usada para conseguir fazer tal movimento. A dança está em constante evolução e a cada dia que se passa surgem novas formas de treinos, e treina sem seguir nenhuma tabela de treino, treinar totalmente aleatório sem nenhuma disciplina é um erro que muitos ainda cometem.

breakdance_bboyPara que você compreenda melhor a importância de definir uma tabela de treino para proporcionar uma evolução mais rápida, sugiro a todos que prestem bastante atenção na hora de montar sua tabela de treino. Assim você conhecerá melhor seu corpo e como você deve trabalhar cada movimento.

A dança por ser uma arte não segue um padrão absoluto de treino, mas quando se trata da Dança de rua que é quase que totalmente sistematizada, definida por seus fundamentos, elementos, Tricks, podemos sistematizá-la ainda mais. Hoje no Brasil e no mundo existem muitos bboys que se especificam em um estilo direcionado para um determinado elemento da dança, alguns se definem como; Powerhead, stylehead, tricksters, etc. Muitos desses bboys se empenham a treinar apenas uma categoria do Breaking e buscam se destacar dentro dessa categoria, como é muito comum vermos hoje em dia, os powerheads que se especializam em apenas powermoves, como é o caso do Bboy Cico.

O treino desses bboys são bastante aplicados, organizados e baseado em passos específicos, buscam aperfeiçoar o máximo, reinventar esses passos através das bases iniciais a uma base mais avançada. Para reinventar essas bases, são necessários grandes períodos de treinos bem elaborados e trabalhados, iremos aprender a melhor forma de organizar nossos treinos através de métodos elaborados através de estudos desenvolvidos por profissionais da educação física e bboys mais experientes.

Defina seus dias e horários de treino

A primeira coisa que você deve definir para começar com uma boa organização de seus treinos é definir os dias e  o horário de seu treino. O essencial para ter um bom desempenho físico e também na dança é manter sempre seus horários de treino, fazendo dessa forma, você terá um melhor condicionamento físico e terá sempre ~mais disposição naquele horário que você definiu. Então comece primeiro definindo seus horários de treino.

Faça uma mixtape para seu treino

Músicas para bboys existem centenas, e são variados os estilos, ritmos e gênero, cabe a cada um fazer uma seleção de músicas para seus treinos. É muito comum muitos bboys e crews treinarem com sequências de músicas aleatórias, mas essa prática não é tão eficiente quanto ao desempenho de um bboy que seleciona seus breakbeats e coloca-as em uma mixtape. Para elaborar uma boa mixtape, você pode selecionar as músicas de acordo com os critérios que você mesmo definir, ou seja, você cria uma mixtape com breakbeats acelerados, então você irá adicionar apenas breakbeats acelerados em sua mixtape, assim você não enquanto treina não terá que sempre mudar sua velocidade enquanto dança.

Vale também lembrar que a variedades de músicas em cada treino é bom para trabalhar seu feeling, busque sempre em suas mixtapes inovar. Caso você não tenha conhecimentos para criar uma mixtape, existem sites específicos no assunto que disponibilizam materiais e mixtapes prontas para download grátis. Confira no bboydownload.com.

Seja focado em seu objetivo

Uma das melhores formas de ter resultados eficientes em seus treinos é manter o foco no movimento que você deseja aprender, mas o que acontece em muitos casos, é que muitos bboys acabam por fazer apenas uma ou duas tentativa em cada movimento e partem logo para outro. Uma hora treina uma hallowback em poucos minutos passa a treinar o Air Flare,  e assim muitos passam maior parte do treino sem se focar em apenas um movimento, pelo menos numa hora específica pra isso. Lembrem-se um passo de cada vez. Têm muitos que pensam ou acham que vai pegar tudo em um só treino e acabam sem aprender nada, desperdiçando assim o treino do dia. Seja objetivo.

Separe as categorias por dias da semana

Esse método é muito usado pelos ginastas e atletas em geral, como bboy é quase que um atleta é bom rever seus critérios de treinos para manter-se sempre bem organizado. Como já vimos aqui no site algumas dicas desenvolvidas exclusiva para powerheads, eles dividem suas tabelas de treinos divididos pelos dias da semana. Veja um exemplo de como é formulada uma tabela de treino para powerheads clicando aqui.

Se você é um bboy completo que treina desde o Top Rock até os Tricks Combos torna-se uma tarefa um pouco complexa, já que a dança é muito rica em movimentos e em estilos. Você pode definir uma tabela da seguinte maneira;

Veja que começamos a semana com os fundamentos básicos e powermoves, isso porque segunda é um dia em que todos estamos um pouco indispostos e sempre começamos meio pesado, logo após ter treinado os fundamentos básicos, optei por colocar alguns tricks combos, as sequências ficam a critério. Lembre-se também de sempre alternar entre os estilos, veja que terça-feira não coloquei nenhum do que já foi acrescentado segunda-feira, contanto também que as únicas coisas que se repetem são os aquecimentos e alongamentos, isso porque são indispensáveis em qualquer tipo de atividade física.

Organize sua tabela de treino por semana

Além de você poder escolher de que forma você poderá treinar durante toda a semana, porque não escolher como você irá treinar durante o mês, isso mesmo, pra cada semana de cada mês você pode elaborar uma tabela de acordo com suas necessidades. A melhor forma de fazer isso é fazendo um levantamento de como você está em cada elemento da dança, siga o seguinte; caso você ache que tem que melhorar seu rendimento nos powermoves; elabore uma tabela específica pra treinar durante toda semana só power moves, em especial aqueles que você tem mais dificuldades. Você pode ver como elaborar esta tabela vendo as nossas dicas de treinos disponíveis no artigo; Dicas de treino para evoluir nos power moves. Neste artigo você pode acompanhar o desenvolvimento de uma tabela específica só para um elemento e/ou fundamento.

De que forma você organiza seu treino?

Estas foram algumas dicas importantes para ajudar a melhorar a organização de seu treino. É no treino que você vai ter que trabalhar toda a sua dança, é onde você vai explorar seus limites, obter habilidades e desenvolver suas próprias técnica de treino. Cada um pode organizar o seu treino de acordo com sua necessidade, no entanto, essas são dicas desenvolvidas por baseadas em estudos e análises de grandes bboys e outros profissionais das demais danças. Se você conhece outras formas de organizar os treinos, compartilhe conosco através do nosso formulário de comentário.

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas! Gostaria de saber se existe algum curso tecnico profissionalizante para que eu me torne um professor de hip hop autorizado a dar aula ? desde ja agradeço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here